Fundação Bunge lança curso profissionalizante para jovens da periferia de São Paulo

Selecionados terão aulas teóricas e práticas nas áreas de panificação, culinária e confeitaria

De olho no potencial de profissionalização de novos talentos e no fortalecimento do setor, a Fundação Bunge lançará a iniciativa De Grão em Pão, projeto-piloto que vai oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens de 18 a 29 anos da periferia de São Paulo na área de panificação, culinária e confeitaria. O objetivo do projeto é capacitar os interessados e inseri-los no mercado de trabalho, disponibilizando mão de obra treinada e qualificada às padarias.

A iniciativa, encabeçada pela Fundação Bunge, é fruto de parceria com a Academia Bunge, a Rede Cidadã, a Harald Chocolates, o IGA (Instituto Gastronômico das Américas) e o sindicato Sampapão. O lançamento do projeto será em 22 de setembro na Bunge, onde também fica a Academia Bunge, em São Paulo.

“O desenho do Projeto De Grão em Pão pensou em todas as etapas de preparação desse jovem até a inserção no mercado de trabalho, oferecendo também uma mentoria para que os jovens tenham um respaldo maior no período em que estarão adquirindo experiência. A ideia é que eles tenham todo suporte para iniciar a vida profissional e se consolidar no mercado de trabalho”, explica a diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Buzzette Calais. 

 Com duração de 12 meses, o projeto conta com processos de preparação socioemocional, qualificação profissional, formatura, entrada no mercado de trabalho e acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge por seis meses. Todos os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 750 para refeição e transporte, além de uniforme profissional completo e material didático.

Referências do setor 

O curso de qualificação profissional oferecido pela Academia Bunge contará com o apoio de profissionais que são referências no mercado de panificação, culinária e confeitaria. O módulo que se concentra em chocolate, por exemplo, terá materiais e professores da Harald, empresa especializada em chocolates para o mercado especializado. A certificação do curso será feita pela Academia Bunge e Instituto Gastronômico das Américas (IGA). 

Júnior Justino, vice-presidente de Trigo e Derivados da Bunge, conta que o mercado de panificação tem um enorme potencial de empregabilidade para quem está ingressando no mercado de trabalho e é um ambiente com muitas oportunidades de crescimento profissional. “No Brasil, são aproximadamente 63,2 mil panificadoras que geram 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão de empregos indiretos, além de ser um setor que está diariamente na casa dos brasileiros”, explica.  

O De Grão em Pão é uma das iniciativas do programa Comunidade Integrada, que promove ações de geração de renda e desenvolvimento territorial sustentável em localidades onde a Bunge atua.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist