Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como se destacar hoje no mercado de varejo e consumo com uma visão de futuro e desenvolvimento?

Comportamentos do consumidor no mundo físico e digital moldam as estratégias nos negócios. O que você não pode deixar passar ao traçar as estratégias para o seu negócio?

Roberta Andrade de Roberta Andrade
21 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Como se destacar hoje no mercado de varejo e consumo com uma visão de futuro e desenvolvimento?

O Latam Retail Show 2023 está repleto de convidados, cases e conteúdos que nos levam a refletir a todo o momento sobre comportamentos de consumo, como conduzimos nossa rotina, nossos negócios e como eles estão sendo moldados para serem perenes e continuarem atraentes para as futuras gerações de consumidores.

Mas o maior ganho de tudo isso é o processo de desenvolvimento que está sendo estruturado para cuidar do planeta e comunidades (proporcionando especialmente sustentabilidade, dignidade e desenvolvimento social) com um olhar para as pessoas, pois são elas que vão liderar todo o processo de transformação.

As empresas precisam trabalhar de forma a oferecer, cada vez mais, integração entre seus múltiplos canais de vendas, físicos e digitais. Na cabeça do consumidor, não existe mais dissociação entre diferentes políticas para lojas próprias e franquias, compras via e-commerce ou loja física, formas de receber o que compraram, seja para retirar na hora ou receber depois via delivery.

O consumidor só vê a marca, o que ela fará por ele e o impacto que ela está causando no mundo e na comunidade ao seu redor.

Há uma notória preferência pelas marcas que oferecem serviços, que vão além da venda de seus produtos. E se for para investir em alguma coisa, que seja em algo que faça algo positivo e transformador na vida das pessoas, afinal a situação econômica global é conservadora e tende a se manter nesse ritmo por um longo período.

Então, as decisões de compra serão cada vez mais ponderadas e selecionadas pelos consumidores. Ganha quem conseguir unir preço a um posicionamento ESG bem estruturado, pois haverá cada vez mais a valorização de posicionamentos sustentáveis.

Há um forte movimento para o uso da Inteligência Artificial para acelerar e otimizar investimento em vendas e atendimento por meio de canais digitais. E na mesma intensidade, a capacitação de colaboradores para atendimento por meio de live commerce, com o objetivo de aproximar da loja o cliente que não está lá fisicamente.

Isso exige que todos, especialmente a força de vendas e atendimento, assumam uma posição de especialistas nos seus negócios, dominando e apresentando com maestria vantagens e benefícios de seus produtos e serviços. A venda agora acontece muito mais por motivos de relacionamento, empatia, identificação pessoal, simbolismos, representatividade e impacto social e ambiental.

Qual o posicionamento da sua marca e quais os legados que está construindo hoje e para a posteridade?

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shuttersrtock

Postagem anterior

Gerar emprego e renda no Brasil e, ao mesmo tempo, competir em um mercado sem isonomia: é possível?

Próxima Postagem

Varejo traça novas estratégias para atrair o “smart consumer”

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo traça novas estratégias para atrair o "smart consumer"

Varejo traça novas estratégias para atrair o "smart consumer"

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.