Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Entre comprar no online ou em lojas físicas, fique com os dois!

Marcos Hirai de Marcos Hirai
21 de outubro de 2020
no Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Totvs fecha parceria para integrar plataforma em marketplace do Magazine Luiza

Já está claro que o cliente escolhe como e onde comprar. E cabe ao varejista ter sua oferta de produtos e serviços disponíveis nas plataformas de vendas onde seu cliente está. Simples assim. O Magazine Luiza, por exemplo, é o melhor exemplo de varejista brasileiro conhecido por suas ofensivas bem-sucedidas na omnicanalidade. Mesmo registrando este ano um incrível crescimento de 72,6% no seu e-commerce, inaugurou 198 lojas físicas nos últimos 12 meses. E continua mantendo seu ritmo de expansão.

Mundo afora, a gigante Alibaba reforça cada vez mais sua estratégia em formar sua rede de lojas físicas. Acabou de anunciar a compra da SunArt na China. A empresa pertencia ao grupo francês Auchan, conta com 484 hipermercados e emprega 150 mil colaboradores. Desde 2016, o Alibaba já investiu mais de US$ 10 bilhões no varejo físico. Além da SunArt, já possui as redes de lojas de departamentos Intime e Kaiyuan, além de participações minoritárias nas varejistas de eletrônicos Suning e de artigos para a casa Easyhome.

Mas o negócio mais promissor é a rede de supermercados Freshippo/Hema Xiansheng, especializada em alimentos frescos. Já contam com mais de 100 lojas em 19 cidades chinesas. Nos próximos cinco anos, a expectativa é de abrir mais 2 mil lojas. Jack Ma, fundador do grupo, idealiza neste projeto o varejo do futuro. Os clientes podem fazer suas compras por meio de um aplicativo que registra todos os itens e salva as preferências e o endereço de entrega dos usuários. O pagamento, logicamente, é feito pelo Alipay, provedor do grupo, que permite aprovação das transações por meio de reconhecimento facial. As entregas dos produtos de mercearia em até 3 quilômetros de distância são gratuitas e ocorrem em até 30 minutos. O aplicativo oferece 50 mil itens e a loja, cerca de 3 mil produtos. A China é hoje, sem sombra de dúvida, celeiro de formatos de varejo inovadores com recursos integrando o online com o offline.

Mas, do outro lado do Atlântico (ou do Pacífico), a também gigante e onipresente Amazon, hoje a maior varejista do mundo (ou seria uma empresa de tecnologia e de dados que, por um acaso, vende produtos?), também investe maciçamente no varejo físico. Há apenas 4 anos, iniciou sua ofensiva no offline e já conta com sete redes de lojas físicas distintas: A primeira em 2016 foi a Amazon Books, quando lançou uma livraria toda peculiar. Vende livros, brinquedos e jogos, oferecendo os mesmos benefícios das compras online. Na sequência, adquiriu a rede de supermercados especializada em produtos naturais e orgânicos – a hype Whole Foods, que possui mais de 500 lojas. Logo em seguida, lançaram a disruptiva Amazon Go, loja totalmente autônoma. Os clientes entram nela usando um aplicativo para navegar e pegar os produtos que desejam; ao sair, recebem um recibo por e-mail com a cobrança na sua conta Amazon. Já a Amazon Pop-Up oferece uma experiência de compra rotativa, em que os clientes encontram uma seleção temática de itens. A Amazon 4star disponibiliza os produtos mais bem avaliados pelos compradores do site. Na sequência, surgiu a Amazon Fresh Pickup, basicamente um ponto de venda com drive-thru de compras online. Ou seja, você encomenda suas compras pelo site, incluindo alimentos, e busca na loja. Por último, neste ano lançaram o Amazon Go Grocery, uma loja autônoma num formato maior que a Amazon Go, especializada em produtos e alimentos frescos.

Embora a Amazon seja a maior empresa de comércio eletrônico dos EUA (detém 50% do mercado), as vendas online representam apenas 11% de todo o varejo (dados pré-pandemia), portanto, expandir por lojas físicas torna-se uma maneira de aumentar sua participação de mercado.

Segundo estudo realizado pela consultoria Kearney (antiga A.T. Kearney), a melhor estratégia para o varejo é uma combinação entre lojas físicas e presença online ou o que eles chamam de “omnichannel commerce”. Segundo este estudo, lojas físicas têm um papel fundamental na conversão de vendas, mesmo que eventualmente essa venda seja realizada online em vez de em uma loja física. Os pesquisadores notaram que, mesmo que as compras sejam realizadas online, lojas físicas ainda têm um importante papel na criação de valor para a empresa, aumentando o conhecimento sobre os produtos e as marcas.

Não temos como ficar indiferentes às transformações recentes pós-pandemia. É evidente que o varejo online está em alta, mas ainda representa apenas 7,6% das vendas do varejo brasileiro. No auge da pandemia, em maio, as vendas online registraram 12,6% das vendas totais. Estudo recente do Google aponta que, atualmente, os consumidores têm utilizado mais as compras online, mas o digital não substitui plenamente a experiência física. Segundo esta pesquisa, 50% dos brasileiros afirmam não estarem conseguindo comprar tudo sem sair de casa. E 30% afirmam terem deixado de comprar produtos por sentirem falta da experiência da loja física.

Outros dados que chamam a atenção dizem respeito aos receios que a pandemia está gerando. Por exemplo, supermercados e lojas de ruas passam mais segurança que os shopping centers, conhecidos por serem ambientes fechados. Isso explica, em parte, por que as vendas em shoppings ainda estão abaixo do período pré-pandemia. De acordo com levantamento Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), até setembro as vendas do varejo nestes centros comerciais apresentaram queda média de 23% em relação ao mesmo período no ano passado. Evidentemente, as transformações do consumidor e do varejo mexem diretamente com o futuro dos shopping centers. Segundo Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, empresa do grupo Gouvêa especializada em centros comerciais, “o modelo de negócio dos shoppings evolui rapidamente do formato de real estate para um ecossistema, englobando vendas online e offline, onde passam a valer muito fatores como escala e capilaridade”.

De fato, a simbiose entre o online e o offline já é uma realidade. A reconfiguração das lojas físicas diante do novo cenário faz-se necessária diante da tendência evidente de crescimento do digital. Na dúvida, entre comprar no online ou no offline, fique com os dois.

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo.

Postagem anterior

Faturamento do setor de turismo no Brasil tem redução de 33,6% em 2020

Próxima Postagem

Grupo dono de Imaginarium e Puket entra com pedido de IPO na bolsa brasileira

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo dono de Imaginarium e Puket entra com pedido de IPO na bolsa brasileira

Grupo dono de Imaginarium e Puket entra com pedido de IPO na bolsa brasileira

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.