Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mercado de eventos corporativos de incentivo: um setor que renasce das cinzas

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
21 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado de eventos corporativos de incentivo: um setor que renasce das cinzas

Aos poucos, a vida está retomando o seu curso nos principais setores que movem a economia ao redor do mundo, incluindo o mercado de viagens e eventos corporativos. Mas engana-se quem acha que a normalidade que todos estão encontrando será a mesma daquela do período pré-pandemia. Algumas pesquisas sobre o assunto em vários locais do mundo mostram um fato: a pandemia mudou por completo o perfil das viagens de negócios.

As viagens rápidas para participar de reuniões, com retorno no mesmo dia, ficaram no passado. A tecnologia mostrou o quanto ela é eficiente para solucionar essas conversas. A partir deste novo momento, os encontros de relacionamento estratégico estão ganhando mais força. E alguns destinos estão se tornando locais atrativos para esse networking.

E eu pude conferir essa mudança ao desembarcar em várias cidades europeias para participar de eventos setoriais, assim como sentar à mesa junto com os principais dirigentes desses locais para ajudá-los a compreender como será possível fazer a retomada do mercado diante desse novo cenário.

Em Budapeste, participei de um evento presencial sobre o setor que contou com cerca de 150 líderes do mercado para discutir os procedimentos de abertura do mercado. Vários protocolos foram adotados, incluindo o envio de um exame de PCR feito, no máximo, em um prazo de 72 horas, máscara e comprovante de vacinação.

Já na Croácia, novamente em um evento físico, cerca de 220 pessoas dividiram o mesmo espaço, adotando essas três regras, o que mostra que elas têm força para serem utilizadas no futuro. O que está aos poucos perdendo a força é o distanciamento. E o aperto de mão deixou de existir.

Em Montenegro, país balcânico no sudeste da Europa, eu vi uma cena que demonstrou o quanto é importante estar à frente do que vem por aí, mesmo sabendo que ainda temos um horizonte sem muitas certezas. Tive a oportunidade de presenciar a realização de um evento de incentivo da Toyota com cerca de 400 pessoas em um barco e com a praça central da cidade fechada para acomodar o encontro.

Isso me deixou muito confiante de que esse é só o começo de uma retomada para um setor que ficou 18 meses e 22 dias literalmente parado, com pessoas sem receber suas remunerações, mas ainda acreditando que o mercado de eventos corporativos e de incentivo iria voltar aos trilhos.

Renascimento do setor de eventos

Vários fatores estão ajudando a desenhar o renascimento do setor de eventos. O avanço da vacinação está permitindo que as pessoas possam voltar a sair de suas casas para fazer encontros de relacionamento com seus clientes e parceiros, assim como estimulando as empresas a fazer esses eventos em locais físicos.

Em algumas cidades, a máscara ainda é obrigatória para entrar em restaurantes e lojas, entre outros. Eu acredito que esse hábito deve perdurar mesmo quando não houver mais a pandemia, porque as pessoas absorveram esse costume de se protegerem.

Nesses eventos, percebo o quanto as pessoas estão se sentindo mais seguras por conta da vacinação. Isso trouxe tranquilidade e paz de espírito a elas, e, com isso, elas estão tendo coragem de se expor mais e voltar à ativa.

O verão europeu mostrou que as pessoas estão vivendo com mais intensidade, justamente por causa dessa sensação. Os restaurantes voltaram a lotar, as praias também, os hotéis retornaram com suas tarifas no preço antes da pandemia. O trauma do isolamento, das restrições, do medo e dos perigos deixou marcas nas pessoas e hoje elas não querem mais se lembrar disso.

Há muitos gaps entre vários elos da cadeia que precisam ser amarrados nessa nova construção. Mas é preciso entender qual é a dor de cada um para conseguir tapar os buracos e restabelecer a comunicação entre eles. Assim, será possível puxar o setor de eventos corporativos de volta a um novo caminho, ainda mais inovador e adequado aos novos rumos do mundo.

Natasha de Caiado Castro é fundadora e CEO da Wish International.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com quase 30 anos de história, Empório Santa Maria abre segunda unidade

Próxima Postagem

Como estão suas vendas M2M?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como estão suas vendas M2M?

Como estão suas vendas M2M?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.