Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Momentum 689 – O resgate do Natal

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de novembro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Não bastasse a crescente descaracterização emocional do Natal pela evolução dos seus aspectos racionais, ele tem sido cada vez mais pressionado pelas ações de Black Friday, que se estendem por semanas, e pelas promoçõs de vendas de final e começo de ano. O resultado é um período muito menos emotivo e de oportunidade de união de pessoas e famílias que tem sido substituído por uma sequencia de ações e promoções que fazem com que ele seja cada vez menos representativo como momento especial no ano.

Para isso ainda contribuem os cartões-presentes que, práticos e eficientes em sua proposta de facilitar a vida de quem tem cada vez menos tempo para dar conta de tudo que precisa ser feito, de outro lado, também contribuir para descaracterizar o período e mudar o comportamento da curva de consumo dessa época.

Sem esquecer do crescente impacto das vendas do ecommerce que antecipam compras para os primeiros períodos do mes, para evitar os riscos de uma entrega atrasada, também alterando o comportamento anteriormente típico do período.

Mas não é só isso.

A recessão dos últimos anos agravada pela gestão temerária dos recursos públicos também tirou decoração, atrações e atividades que, num passado não muito distante, transformavam as cidades e criavam um clima onde as pessoas se viam e se sentiam diferentes e mais próximas umas das outras. E dispostas a viverem momentos especiais quebrando uma sequencia de pressões e contingências que a vida moderna, cada vez mais tecnológica, impõe.

As lojas, bancos, shopping centers, empresas de serviços e outras operações também recuaram em suas ações por conta de um natural comportamento mais cauteloso em tempos de racionalização, eficiência e pragmatismo. E o resultado é que se exponencia a componente racional tornando o período apenas uma sucessão de promoções que melhoram as vendas mas reduzem a lucratividade bruta. Consumir com a razão com menos espaço para a emoção.

O resultado é o sequestro do espírito do Natal.

Não desapareceu, mas está cada vez mais comedido, quase escondido. Mas não perdido.

Está na hora do seu resgate.

Por acaso, neste período final de ano, por necessidades profissionais, visitamos Nova Iorque, Londres e Paris, cidades também afetadas pelos macro-fatores, envolvendo e-commerce, Black Fridays estendidos, promoções de final e começo de ano, consumidores empoderados e mais o crescimento dos cartões-presentes.

Mas com algo muito diferente.

Nesses locais, tomados como amostra, ainda se aposta no lado emocional do período e as cidades, lojas, shoppings e empresas de serviços se transformam, se embelezam, se enfeitam, criando um clima festivo, apesar dos problemas econômicos e sociais globais, que a todos afeta, porém, deixando espaço para que possamos colocar um pouco mais de emoção em tudo.

Iniciativas de criação de espaços dedicados para vendas especiais de Natal, como na La Defense ou próximo a Champs Elysées, em Paris, decorações impactantes nas lojas, hypermercados, supercenters e shoppings em Londres e Nova Iorque, atrações e espetáculos em espaços públicos, ajudam a resgatar o tal espírito do Natal fazendo com que a dimensão racional seja amortecida pela emoção que vem de pessoas com maior envolvimento com o momento mágico que marca esse período e a entrada em um novo ano.

Problemas não faltam para ninguém. Londres e a Inglaterra vivem as indefinições sobre as consequências do futuro do Brexit. Nova Iorque, como todo os Estados Unidos, as expectativas, imprevisíveis, relativas a um novo presidente mercurial. Paris e a França, as consequências do declarado estado de emergência que reduziu o fluxo de turistas estrangeiros nos hotéis em mais de 30% no maior destino turístico do mundo.

Cada um com seus problemas mas todos mantendo vivas as crenças que o período é de emoção, muito mais do que promoção.

Não se prega ou se propõe a alienação em relação aos graves e sérios problemas que também temos por enfrentar no Brasil mas, já que queremos nos inspirar pelos mercados mais desenvolvidos, está na hora de repensarmos o que tem sido nosso pensar comum sobre isso e trabalharmos no resgate do espirito de Natal.

Talvez possamos concluir que a distensão tem muito mais benefícios que se possa imaginar na confiança e na emoção das pessoas e isso gera empregos, movimenta a economia, ativa negócios, nos faz refletir e nos faz mais humanos e felizes. Nem que seja por poucos dias. Vale a pena.

Postagem anterior

Governo do Paraná lança campanha que expõe racismo no Brasil

Próxima Postagem

'Black Friday da crise' tenta salvar varejo em ano de vendas fracas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

'Black Friday da crise' tenta salvar varejo em ano de vendas fracas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.