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Home Destaque do dia

No supermercado, o que importa é o valor – e isso não tem a ver só com preço

O preço importa muito, em especial em momentos de crise. Mas qualidade e facilidade também são fundamentais para os consumidores hoje

Redação de Redação
22 de janeiro de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
No supermercado, o que importa é o valor – e isso não tem a ver só com preço

O consumidor de supermercado está cada vez mais preocupado em encontrar valor nos produtos que compra. Isso tem a ver, claro, com preço, mas também com questões como qualidade e facilidade.

A qualidade pode, por exemplo, se traduzir na oferta de produtos de marca própria com perfil premium. E a facilidade pode estar na oferta de refeições prontas e snacks vendidos em porções adequadas para as comemorações em casa. 

“Nós oferecemos opções fáceis para o dia a dia e passamos a vender não só alimentos de mercearia, mas também refrigerados e bebidas para adultos”, exemplificou Rick Gomez, vice-presidente executivo e responsável pela área de Alimentos e Bebidas da Target, em painel realizado na NRF 2023, em Nova York.

Entre as marcas próprias da Target, estão a Good & Gather, lançada em 2019 e que hoje vale US$ 3 bilhões. Ela tem produtos de diferentes categorias, como snacks, molhos, bebidas, massas e frutos do mar. Já o Favorite Day é uma marca de doces com preço acessível e que cresce acima de 10%. “São produtos de altíssima qualidade, sem ingredientes artificiais, por um excelente valor”, afirmou Gomez. 

“Estamos fazendo mais refeições em casa, e no nosso dia a dia agitado, muitas vezes, preparamos a mesma comida sempre. Na Target, nós oferecemos um jantar pronto, com boas receitas, a menos de US$ 15. Unimos preço acessível e facilidade, o que é importantíssimo”, complementou.

supermercado

Experiência está na casa

A presidente de Snacks Salgados da The Hershey Company, Kristen Riggs, destacou que a empresa também tem apostado em produtos para serem consumidos dentro de casa, e essa é uma ação que gera valor para o consumidor. “Hoje a experiência está na casa. Muitas pessoas não saem mais para assistir a filmes, por exemplo.” Não por acaso, um dos sucessos recentes da empresa foi o lançamento da pipoca da marca Reese’s.

“A gente tem que entender o que o consumidor pensa. Em alimentos, a dimensão do pacote é importante e a conveniência, também. Temos snacks para serem consumidos individualmente, mas também em eventos e, nesse caso, oferecemos vários produtos que podem ser comprados num único pacote, por exemplo”, complementou a executiva.

Rick Gomez, da Target, destaca, ainda, entre as facilidades oferecidas pela empresa, um diferencial importante em relação aos supermercados tradicionais: o modelo one stop shop, que permite que o cliente encontre na loja produtos que vão de alimentos a roupas e televisores.

“A nossa área de supermercados é um negócio de US$ 20 bilhões, mas isso é só 20% do nosso mix. Somos uma empresa de US$ 100 bilhões, onde o consumidor pode comprar de tudo, com extrema conveniência, de uma só vez.” 

Inovação também é valor

Os executivos destacam que seguir inovando também precisa estar no foco das empresas que querem oferecer valor ao consumidor. Para Kristen Riggs, lançar produtos novos é uma forma de se fazer isso. “Estamos realizando um grande trabalho com marcas premium e nutritivas, e promovendo alterações em alguns produtos, que estão ficando com menos açúcar, por exemplo. Essa é uma forma de pensar em inovação de uma maneira mais ampla.”

Na Target, o portfólio também tem sido atualizado para atender aos anseios dos consumidores. Produtos veganos e plant-based têm feito sucesso.

Essas inovações se tornam ainda mais importantes agora por causa dos desafios econômicos. Para Kristen, operar em momentos de incertezas exige agilidade e análise recorrente de dados para eventuais mudanças de estratégia.

“Não sabemos o que vai acontecer na economia, e por isso temos de sentir o pulso dos clientes. Precisamos entender suas atitudes e atendermos às necessidades quando eles mais precisam. Isso funcionou na pandemia e vai funcionar nos próximos meses”, finalizou Rick Gomez.

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