Oito em cada dez líderes de tecnologia já estabeleceram grupos de trabalho de IA

Logicalis revela que 86% dos CIOs já iniciaram políticas formais de IA

Grande parte das empresas está investindo em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) com potencial transformador em 2024, de acordo com dados da 10ª edição do CIO Report conduzido pela Logicalis, que entrevistou mais de mil CIOs globalmente.

O estudo revela que 87% dos entrevistados já estabeleceram grupos de trabalho de IA e um número semelhante (86%) está investindo para desenvolver habilidades de IA entre seus funcionários, apesar de a tecnologia estar em estágios muito iniciais.

No entanto, o entusiasmo dos CIOs não é sem apreensão: a maioria dos líderes de tecnologia expressou preocupações com a IA ameaçando suas estratégias comerciais centrais e também com os desafios de regulamentar efetivamente seu uso internamente. Prudentemente, em resposta, 86% iniciaram políticas formais de IA.

Além da IA, os profissionais de tecnologia estão enfrentando uma série de forças disruptivas e desafiadoras que os levam a reavaliar e a reequilibrar continuamente as prioridades. Quase todos os executivos encontram barreiras para implementar a transformação digital, com muitos citando falta de qualificação e de orçamento como principais desafios.

Segurança

As ameaças cibernéticas, em rápida evolução e impulsionadas por tecnologias poderosas como a computação quântica, também representam uma preocupação-chave para os líderes em 2024. Apesar dos avanços na área de cibersegurança, impressionantes 83% das empresas sofreram um ataque cibernético em 2023, resultando em danos comerciais significativos, incluindo tempo de inatividade não programado, perda de receita, perda de dados de clientes e multas regulatórias. Como resultado, a confiança permanece baixa, com apenas 43% dos CIOs se sentindo totalmente preparados para outro ataque.

Os CIOs também reconhecem a importância da infraestrutura de conectividade para impulsionar o crescimento inovador. A Internet das Coisas (IoT) e o 5G Privado são áreas-chave destacadas pelos entrevistados, com 93% investindo ou planejando investir em 5G Privado para diversos objetivos, incluindo melhoria da experiência do cliente e do funcionário, supervisão em tempo real de inventário e ativos, conexão de áreas remotas e até mesmo habilitação de novas fontes de receita.

Encontrar o equilíbrio entre lucro e propósito também está na agenda dos CIOs, com crescente interesse em como a tecnologia pode ser uma ferramenta na busca de soluções mais sustentáveis para os negócios. Entre os líderes de TI entrevistados, 93% acreditam que a tecnologia é essencial para o cumprimento das metas de sustentabilidade da organização e 89% confirmam ter metas claras para reduzir as emissões de carbono da empresa, além de um roteiro para alcançar o resultado esperado.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist