Inteligência Artificial na logística vira aliada dos trabalhadores

Dados gerados por Inteligência Artificial são fundamentais para proteger fator humano no setor

Gestores de frotas de todo o Brasil se reuniram essa semana em evento que ocorreu na capital paulista e que teve o uso de Inteligência Artificial na logística como um dos grandes destaques. A Trimble Transportation Latam, área da companhia de tech que desenvolve soluções para logística e transportes, esteve por lá e falou sobre o que tem feito utilizando recursos de IA para processar dados gerados no dia a dia durante as operações.

“A Inteligência Artificial na logística ajuda gestores a focar em resultado sem esquecer do aspecto humano nas operações”, destacou a gerente comercial da Trimble Transportation, Adriele Camacho Arruda, durante fala no Frotas Conectadas 2023.

“Antes do uso da Inteligência Artificial, os gestores de frotas precisavam de muitas pessoas para assistir muitas horas de vídeo das câmeras instaladas no veículo para descobrir algo errado na operação e que talvez já nem desse tempo de interferir. Com a IA, conseguimos identificar um evento de fadiga em tempo real. Cuidar para que os motoristas atuem em condições seguras é um valor importantíssimo para as empresas”, disse.

A compilação de informações, que manualmente levaria semanas para ser filtrada em planilhas, é feita em instantes pela Inteligência Artificial que funciona junto das câmeras das soluções da Trimble. O recurso é capaz de mostrar em tempo real as ocorrências, como uso de celular ao volante, distrações e episódios de fadiga.

Fator humano

De acordo com a executiva, o uso de IA é uma ferramenta que ajuda os gestores de frotas a focar na produtividade. “Muitos gestores passam o dia recebendo diversos alertas, mas como separar tudo isso pelo que é mais relevante? A Inteligência Artificial levanta uma série de dados, como histórico do motorista, número de dias de atividade, os turnos e traça um perfil, de forma visual. Isso ajuda os gestores a entenderem e olharem para os condutores que precisam de mais atenção. Pode-se evitar que aquele motorista sofra um acidente porque a IA faz uma predição, ou seja, um cálculo estatístico de probabilidade de que ocorra um acidente com base no histórico do condutor”, disse a gerente.

A executiva exemplificou como uma ação pode ser preventiva com a leitura de dados feita de forma precisa. “Temos relatos de gestor que viu histórico de sonolência e descobriu que o motorista apresentou o comportamento porque trabalhava no turno da noite e não conseguia dormir durante o dia porque a esposa desenvolvia uma atividade de boleira em casa. O índice de episódios de sonolência caiu simplesmente fazendo a troca de turno deste condutor. Os gestores de frotas que estão atualizados sabem que precisam se atentar ao que os dados dizem, mas sem esquecer do valor humano”, finalizou Adriele.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Redação

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