Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Humanizar é preciso!

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
22 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Humanizar é preciso! varejo humano

A última edição do Latam Retail Show (LRS) foi, em meu ponto de vista, a confirmação de que estamos na era humanológica do setor de varejo e consumo. Mais de 200 palestrantes, de diferentes partes do mundo, se revezaram nos palcos e os temas principais foram “gente” e “tecnologia”. O evento também contou com uma feira de negócios, onde a maioria dos estandes apresentavam soluções tecnológicas para melhoria de eficiência dos varejistas. O ponto interessante é que as ofertas tecnológicas apresentadas, em sua grande maioria, estavam focadas em soluções para o varejo físico.

Definitivamente, o varejo físico demonstra sua força como canal de atendimento ao consumidor. Se a venda será efetivada lá, isso é outra coisa. Com a omnicanalidade do varejo, “não significa que o canal físico deixará de existir”, diz Caio Camargo, diretor do segmento de Shopping da Linx e colunista da Mercado&Consumo. Ampliada pelo avanço da tecnologia e da transformação digital das marcas, a omnicanalidade vem mudando o comportamento do consumidor e criando diferentes e diversos caminhos na jornada de compras do consumidor. Essas transformações fortalecem cada vez mais a transformação do PDV (Ponto de Venda) em PDCE (Ponto de Conexão Emocional), mas isso também não significa que “o digital deva ser o complemento da operação física”, complementa Camargo. Cada canal tem sua força e sua razão de existir dentro da estrutura estratégica de atendimento e vendas ao consumidor.

Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, fala que nos shopping centers (templos de consumo do varejo físico) a experiência do cliente precisa vir antes do investimento em tecnologia. Marinho alerta: “Diversas dessas soluções [tecnológicas, visando integração das vendas nas lojas e no e-commerce] implementadas nos shoppings priorizaram as questões tecnológicas ou operacionais, em vez de identificar e atender as reais demandas dos clientes. Isso pode ser um problema.”

Se o varejo físico se fortalece como o canal com propósito principal de fazer conexão emocional e oferecer uma experiência encantadora ao consumidor, é natural que o tema “gente” fosse muito explorado nos painéis do LRS. Tivemos diferentes abordagens falando sobre a importância de se investir no cliente interno, reforçando o pilar de “cultura centrada no time” que compõe o modelo da Loja Humanológica, lançado pela Friedman Powered by Gouvêa durante o LRS. Sempre soubemos que a qualidade do atendimento está diretamente relacionada à satisfação dos colaboradores com a empresa. Em verdade, quanto mais felizes estão com o local onde trabalham, mais engajados estarão com a entrega de excelentes serviços, promovendo maiores e melhores vendas. Pesquisa realizada pela Universidade de Warwick demonstra que funcionários felizes são 12% mais produtivos.

No LRS também tive oportunidade de apresentar um painel, do qual fui curador do conteúdo e mediador do bate-papo entre meus convidados. O tema foi “Digital Brick Stores: Como garantir alta performance em vendas na era da omnicanalidade”. Tivemos os seguintes convidados apresentando suas experiências práticas no assunto:

  • Daniela Valadão – head of Physical Retail da Amaro;
  • Geraldo Prado – CEO da Casa Prado;
  • Marcio Waldman – fundador e CEO da Petlove;
  • Pablo Satyro– diretor de Experiência do Cliente da Telhanorte.

O painel foi interessantíssimo. Pudemos ver marcas que vieram do mundo digital para o físico e outras que vieram do físico para o digital. Porém, os principais aprendizados não foram sobre integração de canais. A conclusão após excelentes experiências práticas apresentadas foram:

  1. O fator humano dentro da jornada de compra é a chave para as marcas garantirem conexão emocional com os consumidores e potencialização do engajamento.
  2. A primeira conexão emocional deve ser realizada com o cliente interno, garantindo maior engajamento dos colaboradores na operação de atendimento ao cliente.
  3. O novo papel das equipes de loja é direcionado à experiência do consumidor e a alta performance em vendas será consequência desse foco de atuação.
  4. A tecnologia deve ser usada para apoiar o time na qualidade do atendimento e na excelente experiência do consumidor, principalmente para captação de informações que promovam um relacionamento de longo prazo com os clientes.

Definitivamente, a humanização das empresas será o pontapé inicial para garantir a alta performance em vendas.

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejistas poderão vender produtos do Magalu e parceiros em troca de comissão

Próxima Postagem

Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.