Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quer crescer e sustentar o negócio?

Cuide da base, da estrutura e dos pilares que vão levar seu negócio ao crescimento sustentável

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
22 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Empresas captam R$ 541,9 bi no mercado de capitais este ano até setembro, diz Anbima

Não é novidade para o meio empresarial o que faz os negócios prosperarem e terem sucesso. O que talvez não esteja tão claro é que para alcançar esse sucessos existem alguns pilares que são importantes e devem ser preservados ao longo da jornada da empresa.

Até o século XX, os clássicos de administração traziam a teoria de que para ter sucesso as empresas precisavam se sustentar em três pilares: estrutura organizacional, processos e pessoas. Isso continua sendo uma verdade, porém a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e a transformação digital que vem acelerando o processo de evolução das empresas e mudando comportamentos, usos e costumes dos consumidores, esses pilares precisaram ser reforçados.

As teorias ligadas aos temas de planejamento, estratégia, processos e pessoas sempre estiveram à disposição dos empresários e também sempre foram aplicadas de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada empresa e do nível de entendimento e perfil do líder à frente dessa organização, cada uma no seu tempo. Geralmente isso ocorria ao longo de alguns anos em um processo de erros e acertos constantes, circunstâncias estas que nos dias de hoje não se sustentam. O tempo não para e a velocidade com que tudo está acontecendo é devastadora. A empresa que não conseguir acompanhar ou sair de sua zona de conforto para realizar transformações significativas e adequadas ao novo momento vai perder relevância e parar de crescer.

A grande indagação que sempre faço é: como crescer e se sustentar nesse mundo tão competitivo e volátil se a base de sustentação da empresa é frágil? Quando cito que no século XXI os pilares precisaram ser reforçados, estou me referindo a um grupo de novas ações, estratégias e atributos que deixaram de ser só teoria e começaram a ser aplicados na prática e no dia a dia das corporações. A estrutura organizacional ganhou o reforço da estratégia e da governança e esses três fatores não podem ser tratados de forma isolada. A estrutura organizacional deve estar alinhada com as estratégias de crescimento da empresa e as práticas de governança, o que vai dar condições e segurança para que ela seja implementada e traga os resultados projetados.

No outro pilar, o de processos, há muito ele recebeu a companhia das tecnologias digitais. Estamos nos referindo ao Big Data, à Inteligência Artificial, machine learning e outras tantas, o que permite às empresas terem as informações de que precisam em tempo real do mercado em que atuam no Brasil e no mundo, do seu consumidor e de toda a cadeia em volta de seus negócios e, com isso, tomar as melhores decisões. A partir do conhecimento gerado por dados, é possível evoluir para a geração de novos negócios e escalar. O que quero dizer é que os processos ganharam agilidade com o digital, porém precisam ser bem definidos. O resultado é uma melhor gestão do negócio e ganhos de produtividade e a condição de inovar permanentemente.

O pilar pessoas, este sim, está mais completo como sempre mereceu. Ganhou reforço da cultura organizacional e do propósito. Se esses dois pontos não estiverem definidos e disseminados na organização, as pessoas podem não gerar os resultados de que são capazes com as competências que têm. Por outro lado, o perfil dos executivos deve ser aderente à cultura e ao propósito existentes. Essa relação nunca foi tão questionada, estudada e demandada como nos dias de hoje. Tanto a cultura quanto o propósito são como a alma da organização. Sem elas a empresa pode não fazer sentido na vida das pessoas, dos clientes, dos colaboradores e demais stakeholders. Não tem estratégia, estrutura, governança, processos e tecnologias que resistam se as pessoas não estiverem engajadas e seguras de que fazem parte de algo maior e mais significativo para suas vidas.

Muitas vezes as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades de gestão, perdem dinheiro, não retêm talentos e não conseguem identificar as causas com precisão. Investem nas melhores tecnologias sem muito resultado e o problema pode estar nos pontos colocados aqui, porque eles representam a estrutura, os pilares, e, se não estiverem alicerçados, como a própria definição das palavras, tudo que estiver atrelado a elas pode ruir a qualquer tempestade, é frágil.

Claudia Bittencourt é sócia-fundadora e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Quando tendências viram modelos, ou seja, o novo veio mesmo para ficar

Próxima Postagem

Mercado Pago amplia oferta de serviços financeiros com conta digital protegida e seguros

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mercado Pago estreia no Metaverso e passa a ser o banco digital oficial no Inverso, servidor de GTA Role Play

Mercado Pago amplia oferta de serviços financeiros com conta digital protegida e seguros

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.