Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Empresas mais bem sucedidas têm várias estratégias na manga

Redação de Redação
22 de novembro de 2016
no Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Conseguir identificar qual a melhor ação para cada situação é um dos segredos estratégicos das empresas mais bem sucedidas. Isso parece simples, mas muitas companhias que foram à falência nos últimos anos não se deram conta de que era preciso ter agilidade e trocar de planos rapidamente para acompanhar a maior velocidade das transformações dos mercados. As informações são de Martin Reeves, CEO do Strategy Institute, do BCG (Boston Consulting Group), coautor do livro “Sua estratégia precisa de uma estratégia”, lançado pela Harvard Business Review Press nos EUA e no Brasil pela editora DVS. A seguir, veja os principais trechos de sua entrevista sobre Estratégia dada ao jornal Valor Econômico:

– ” Não podemos mais pensar em estratégia como planejamento. De fato, precisamos abrir nossa estratégia para atingir os diferentes ambientes em que operamos. Podemos escolher entre várias qual a melhor para cada situação. A primeira é a clássica, que é basicamente planejamento. Ela é usada em ambientes mais estáveis. A segunda é a adaptável que tem a ver com experimentação disciplinada. Nós precisamos dela quando não conseguimos fazer previsões. A terceira é a visionária. Nesse estilo, não participamos, mas criamos mercados. Então tem a ver com inovação. A quarta é a que molda o mercado. É quando um ecossistema de múltiplas companhias redesenha uma indústria. Um movimento usualmente capitaneado por uma empresa. Ela tem a ver com colaboração e não competição. O último modelo é o de renovação, quando existe um choque externo ou interno. Por exemplo, uma crise na rede de fornecedores que faz a empresa se ajustar para continuar viável.

– As empresas precisam desenvolver a arte da experimentação. Isso não é fácil porque envolve pessoas se arriscando, tendo inciativas, dividindo os resultados desses experimentos e a constante realocação de recursos daquilo que não dá certo. Você pode supor que as grandes empresas têm pessoas mais espertas, educadas, com mais conexões e que por isso elas ajudarão a redesenhar o mercado. Mas sabemos que são os pequenos negócios que estão remodelando a indústria, como aconteceu com o Uber.

– Cada parte da companhia precisa lidar com múltiplas estratégias ao mesmo tempo. O empreendedorismo requerido na estratégia visionária se opõe à disciplina hierárquica da estratégia clássica. Elas são quase contraditórias. Chamamos essa habilidade de ambidestra, como a de escrever com as duas mãos. Mas sabemos que essa é uma habilidade rara e só 3% das companhias fazem isso bem. O líder precisa abraçar essa filosofia. Além disso, é necessário um time ambidestro. É muito importante desenvolver talentos com todas as capacidades necessárias para esse ambiente atual.

– O fracasso das empresas hoje é maior do que antes. O percentual de companhias nos EUA, por exemplo, que vão falir nos próximos 5 anos é de 32%, há 20 anos era de 5%. Isso mostra um dramático crescimento. As companhias não se adaptam à imprevisibilidade e à velocidade das mudanças, assim como às oportunidades que surgem em ambientes moldados pela tecnologia. Basicamente, é a natureza estática das grandes companhias contra a natureza dinâmica dos novos ambientes de negócio. O fracasso não acontece instantaneamente. É como o processo de envelhecimento, a companhia fica mais introvertida, menos aberta e mais complexa. Suas estruturas internas se tornam menos flexíveis. Outro erro é seguir a receita de sucesso do passado em vez de inventar o futuro ” .

Postagem anterior

iPhone 7 é o maior desejo dos brasileiros nesta Black Friday

Próxima Postagem

4 frases sobre carreira que a geração Y precisa parar de dizer

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

4 frases sobre carreira que a geração Y precisa parar de dizer

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.