Os brasileiros só pensam em uma coisa nessa Black Friday: iPhone 7.
A descoberta é de um novo estudo da Sprinklr, “Black Friday 2016 – Expectativas e Insights”.
Em 2016, a data cheia de promoções e descontos acontece nessa sexta-feira, 25 de novembro.
Além do iPhone 7, os brasileiros também estão trás do iPhone 6S e de livros (a segunda categoria mais citada entre os consumidores).
Apesar da data ser nova por aqui e ainda estar se consolidando, o Brasil já é o terceiro país que mais fala sobre o assunto nas redes sociais; somente atrás de EUA (local de origem da data) e do Reino Unido.
Os consumidores no Brasil pretendem gastar mais esse ano – e o faturamento dos lojistas será maior.
O faturamento estimado será de R$ 2,1 bilhões, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior (em 2015, o faturamento já tinha crescido 38% ante 2014).
A maioria dos brasileiros também pretende aproveitar a data: 85% dos consumidores disseram que pretendem comprar algo, segundo uma pesquisa da e-Bit, entre os consumidores online ativos.
Outro estudo, do SPC, também aponta que a maioria dos brasileiros pretende comprar algo e que quase 50% vão gastar mais em 2016, apesar da crise.
Confira algumas das descobertas:
Os que mais falam sobre o assunto
Número de menções nas redes sociais entre outubro e início de novembro:
- EUA: 113,8 mil
- Reino Unido: 23,8 mil
- Brasil: 11,5 mil
- Argentina: 6,2 mil
- Espanha: 5,7 mil
- Canadá: 4,5 mil
- Chile: 2,4 mil
- Índia: 1,7 mil
Mais desejados
No Brasil, entre as 11,5 mil menções à data em redes como Twitter, Instagram, YouTube e Tumblr, as categorias de produtos mais desejados são:
- Telefonia: 30% (mais citado: iPhone 7)
- Livros: 21,2% (mais citado: livro “A Química”, de Stephenie Meyer)
- Eletrônicos: 19% (mais citados: TVs e notebooks)
- Eletrodomésticos: 17,1% (mais citados: refrigeradores e batedeiras)
- Moda: 4% (mais citados: calçados)
- Viagens: 3,8% (destinos mais citados: Porto Seguro, Brasil; e Buenos Aires, Argentina)
- Móveis e decoração: 1,6% (mais citados: móveis para quarto de bebê)
Principais hashtags
Entre as menções da data nas redes sociais e sites, 50% são neutras, 39% são positivas e 11% são negativas.
As hashtags mais mencionadas foram #blackfriday, #ecommerce, #promocao, #blackfriday2016, #moda, #black, #brasil, #desconto, #baixouagora e #instagram.