Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que fazer para que a inauguração de uma franquia seja um sucesso

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
22 de novembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 4 minutos

A importância da orientação da franqueadora para que esse dia seja um “UM DIA DE REI!”, gerando segurança para o franqueado e uma boa imagem para o mercado local e para o cliente.

Quando se trata da abertura de uma franquia, o que precisa ser considerado é que abrir uma unidade franqueada é diferente de abrir um negócio independente. Isso porque, até a data da abertura, o franqueado já passou por um longo processo de recebimento de muitas informações e de muito trabalho.

Para muitos, esse é o momento da conquista de um sonho de uma vida toda: ter o seu próprio negócio, estrear como empresário. Investindo suas economias, acreditando no suporte e prestígio da franqueadora, para ver os resultados esperados serem concretizados.

Esse é um momento muito importante de reconhecer e motivar o franqueado. É preciso dar a ele todo o suporte necessário, para que ele se sinta seguro na sua estreia. O trabalho é conjunto, ainda que o investimento da campanha de inauguração seja do franqueado, por ser uma ação de marketing local, o departamento de marketing da franqueadora deve orientá-lo e ajuda-lo não só nas tomadas de decisões, mas também provendo as artes que compõe o enxoval, pois deverá seguir a identidade visual determinada pela franqueadora.

A presença do franqueado nesse dia, junto a seus convidados, é de extrema importância, pois é nesse momento que se inicia todo um trabalho de relacionamento que deverá ser cultivado e trabalhado ao longo do ano.

Mas o trabalho para a inauguração se inicia muito antes da data definida. Em primeiro lugar, é necessário que o franqueado e a franqueadora estabeleçam juntos o prazo para a abertura da unidade, e então preparar um cronograma de inauguração, orientando o franqueado em todas as fases e ações necessárias:

  • Sinalização: mesmo que a unidade ainda esteja em reforma, a divulgação de que ali terá uma nova unidade de uma determinada franquia é de extrema importância. É parte de uma divulgação em que as pessoas começam a se familiarizar com esse novo estabelecimento, estimulando a curiosidade na vizinhança e criando expectativas nesses futuros clientes até a data da inauguração.
  • Evento de lançamento: para apresentar a nova unidade, é importante marcar um evento de lançamento, pensando em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que possam ser de interesse do público-alvo. Avaliar se a inauguração terá lista de convidados ou se será um evento aberto, se terá coquetel, entre outras peculiaridades.
  • Campanha de lançamento: criar uma campanha de lançamento ajudará a divulgar a data de inauguração da unidade e estimular potenciais consumidores a uma visita. A campanha deverá ser lançada antes mesmo da data da abertura da unidade, por meio de ações de parcerias com outros estabelecimentos na região, por divulgação em redes sociais, utilizando segmentação e assessoria de imprensa.
  • Mailing de clientes: o novo estabelecimento ainda não possui um mailing de clientes cadastrados, mas pode-se criar um antes mesmo da abertura da unidade, seja utilizando as redes sociais e formulários da internet (por exemplo: no caso de um evento de lançamento aberto, com divulgação nas redes sociais, o franqueado poderá criar uma campanha segmentada com formulário de RSVP para confirmação da participação no evento de lançamento) ou até mesmo uma pesquisa rápida no entorno do estabelecimento.
  • Relacionamento: para manter uma comunicação efetiva com o público o ideal é que o software de gestão de unidade, provido pela franqueadora, seja integrado com CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Caso o sistema de gestão não seja integrado, o franqueado poderá contratar uma plataforma à parte para auxiliá-lo no gerenciamento de todos os contatos com os seus clientes. Através do mailing formado a partir dos contatos realizados no evento de lançamento da unidade e de novos cadastros que serão realizados, o franqueado poderá desenvolver ações mais específicas como promoções de aniversário, lançamentos, liquidações, entre outras ações.
  • Promoções: para incentivar a compra ou experimentação do produto, poderão ser realizadas promoções de lançamento, ação de degustação de produtos ou entrega de sampling. O lançamento de promoções é uma estratégia de marketing bem eficiente em inaugurações. Para isso, oriente o franqueado na escolha de produtos com boa aceitação no mercado, aplicando um desconto atrativo nelas.
  • Marketing pós-inauguração: o franqueado deve saber que precisará guardar uma verba mensal para investir no marketing local da sua franquia. Não basta se concentrar em marketing apenas para o dia da inauguração. Para que uma empresa se sobressaia em um mercado tão competitivo, é necessário que ela invista sempre em ações locais. É importante que a franqueadora dê esse suporte ao franqueado, se antecipando e deixando campanhas de marketing à disposição dele para que possa produzir e realizar na sua unidade.

A inauguração de unidade é um dos momentos mais importantes na abertura de um novo negócio e, exatamente por isso, deve ser planejada cuidadosamente entre o franqueado e a franqueadora para que a unidade seja apresentada ao mercado e ao público-alvo com todos os seus diferenciais da forma correta, garantindo o sucesso inicial.

Por ser o ponto de partida para a construção de relacionamento com os clientes, todo empresário precisa se preparar e participar desse grande dia. Os representantes da franqueadora precisam se organizar para também estarem presentes, dando todo o suporte e o reconhecimento necessários ao novo franqueado. Esse é apenas o início da construção de um relacionamento saudável e lucrativo entre as partes.

 

Nota:

O Grupo BITTENCOURT atua com consultoria voltada para o desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios. As consultorias e os programas especializados envolvem o desenvolvimento de negócios em todos os segmentos, formatação e implantação de sistemas de franquias e programas de desenvolvimentos de líderes para atuação no novo ambiente empresarial.  Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail [email protected]

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Itens “comuns” da lista de compras do brasileiro nas lojas virtuais

Próxima Postagem

Loja da Tiffany & Co no Reino Unido recebe máquina de venda automática

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Loja da Tiffany & Co no Reino Unido recebe máquina de venda automática

Loja da Tiffany & Co no Reino Unido recebe máquina de venda automática

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.