Bares e restaurantes têm dificuldades para contratar profissionais especializados

Os dados são de um estudo realizado neste ano pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

O segmento de bares e restaurantes está enfrentando dificuldades para contratar profissionais especializados. Cerca de 35% dos empreendedores do setor planejavam a contratação de funcionários até o final deste ano; no entanto, a demanda e a dificuldade de contratação no setor de bares e restaurantes continuam altas.

Os dados são de um estudo realizado neste ano pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que mostra que os cargos em que se encontram maiores dificuldades de contratação são gerente, sushiman, pizzaiolo e cozinheiro, os quais lideram o ranking com a classificação de 4,40 numa escala de dificuldade de 0 a 5, para encontrar profissionais que preencham os requisitos das vagas de gerente.

“A dificuldade gira em torno da qualificação e interesse, sem dúvida, mas o grande desafio é manter o profissional no emprego, já que a oferta é grande. As pessoas não permanecem por muito tempo em um mesmo cargo e estabelecimento”, afirma Rodrigo Vervloet, sócio do Seu Joaquim Bar.

Bares e restaurantes têm dificuldades para contratar profissionais especializados

A pesquisa da Abrasel destaca que cargos como garçons, entregadores e profissionais de TI possuem menor dificuldade no quesito de contratação, oferecendo maior facilidade para os empreendedores encontrarem profissionais que atuem nessas áreas. Os garçons, por exemplo, apresentam uma pontuação de 3,66 na escala de dificuldade de contratação.

Regiões

Foi observada grande dificuldade para a contratação de profissionais qualificados em parte do sudeste do país. No Espírito Santo, por exemplo, a constante oferta de vagas de emprego no setor influencia na rotatividade dos profissionais da área, o que prejudica a manutenção dos cargos.

“Aqui em Sergipe, a principal dificuldade de contratação gira em torno de gerentes e profissionais, como cozinheiros, sushiman e barman. A percepção é que falta capacitação e interesse dos profissionais em se especializar. Tem a demanda, tem cursos profissionalizantes, mas não tem interesse no mercado”, conta João Guilherme Almeida, proprietário do Maria Farinha Restaurante, em Aracaju.

Com informações de Mercado&Food.
Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist