Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Futuro e desafios do setor pautaram o 7º Fórum LIDE do Varejo

Redação de Redação
23 de março de 2019
no Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

As transformações na estrutura global do consumo, novo ciclo do varejo, tecnologias e ferramentas digitais nos pontos de venda, experiência da omnicanalidade e revolução dos meios de pagamento foram os temas em pauta do 7º Fórum LIDE do Varejo, que acontece no Guarujá, em São Paulo.

O impacto da tecnologia no jeito de fazer varejo e como atender um consumidor presente em vários canais foram os assuntos que dominaram os debates nos paineis na manhã de sábado. Marcelo Bazzali, CEO do Extra, no painel “Transformações na Estrutura Global do Consumo”, ressaltou que o ponto principal para as mudanças é o cliente. “É fundamental entender quem ele é, o que ele precisa. Ao mesmo tempo, temos que atender a necessidade de compra dele, seja de itens básicos na internet ou mesmo de alimentos perecíveis em lojas físicas”.

O executivo destacou as ações que o Grupo GPA têm promovido para atingir a multicanalidade, citando a expansão da rede Assaí, presente em 23 estados, e do multivarejo, em 17 estados, e, principalmente, o que a rede tem feito no processo de transformação para o digital. “Em 2018, os aplicativos Cliente Mais e Cliente Extra da nossa rede tiveram mais de 7,5 milhões de download. Esse número nos permite conhecer melhor o consumidor e promover ações mais direcionadas. Com o digital, não falamos mais com a grande massa, falamos com o CPF de cada cliente”.

Para Rodrigo Diago, diretor-executivo da Accenture e líder da Indústria de Varejo para a América Latina, essa personalização é um objetivo cada vez mais convergente entre varejistas e consumidores. “O que rege a transformação são as expectativas do consumidor e a mudança de perfil de consumo. 80% dos consumidores estão mais propensos a comprar se atendidos de forma pessoal, enquanto 72% dos varejistas entendem que a personalização é uma top priority”.

Como mudar?

Durante os painéis, os executivos apontaram também alguns caminhos que os players varejistas devem seguir em meio a transformação digital. Para Marcelo Bazzali, CEO do Extra, um dos elos de aproximação do consumidor digital implica em trazer os millenials para dentro das empresas. “Para estarmos preparados, temos que trazer esse público para dentro porque, dessa forma, ele participa do processo e das jornadas mais direcionadas para esse novo perfil”. Para esse público, afirmou Bazzali, rapidez, velocidade e conveniência são fundamentais.

Walter Faria, presidente da J.Macêdo, ressaltou que é preciso estar também atento a outros elementos, como as novas formações familiares e ainda o aumento da expectativa de vida. “Millennials e pessoas com mais de 65 anos tornam-se mais exigentes do que suas gerações anteriores. Dados mostram que o poder de compra da população com mais de 65 anos triplicará até 2060.”

Os desafios para atingir um consumidor mais tecnológico e presentes em diversos canais atingem lojas centenárias, como a rede de varejo Pernambucanas. “Transformar uma empresa de 110 anos é mais desafiador que criar uma empresa nova. O segredo da nossa transformação digital não foi só a tecnologia, foi gente”, explicou Sergio Borriello, CEO das Pernambucanas. “Empoderamos o colaborador. O digital está a serviço do cliente e do colaborador”.

Rodrigo Diago, diretor-executivo da Accenture, lembrou que é preciso haver muita coragem para que as transformações sejam promovidas. “Esse tipo de modelo traz ruptura de marca, de modelo operacional e de tecnologia muito forte. O desafio é saber lidar com o incerto na maior parte do tempo”, disse ao final de sua apresentação.

O evento contou ainda com o LIDE TALKS, uma novidade com painéis interativos simultâneos que reuniram pequenos grupos onde representantes de grandes empresas conduziram um bate-papo descontraído e intimista. A intenção foi criar um diálogo direto para estimular trocas de ideias e soluções para o setor.

Neles, foram abordados os temas “Tecnologias Digitais x Experiências Sensoriais”; “O Novo Mundo Digital nos PDVs”, “Revolução dos Meios de Pagamento” e “A Diferenciação da Experiência da Ominicalidade”.

Foto: Juan Guerra

Postagem anterior

Reforma da previdência é citada na abertura do 7º Fórum LIDE do Varejo

Próxima Postagem

Presidente da Cielo e COO da Payly falaram sobre novas tecnologias e bancarização

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje
Economia

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Presidente da Cielo e COO da Payly falaram sobre novas tecnologias e bancarização

Presidente da Cielo e COO da Payly falaram sobre novas tecnologias e bancarização

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.