Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Serviço, preço e conveniência: os aprendizados da EuroShop 2023

Entre as estratégias para atrair o consumidor estão o uso de telas “de um jeito inteligente” e manequins hiper-realistas

Larissa Féria de Larissa Féria
23 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Antes da pandemia de covid-19 começar, em 2020, o varejo acelerava sua expansão por meio de formatos de lojas menores, com foco na conveniência. Hoje, a busca por preços e serviços também ganhou força. Essas foram algumas tendências apresentadas na EuroShop, uma das principais feiras de varejo no mundo, que aconteceu no início de março, em Düsseldorf, na Alemanha.

Os aprendizados e insights que podem ser aproveitados pelos varejistas brasileiros foram apresentados, terça-feira, 21, no Popai Trends, pós-Euroshop. “O evento é a realização de uma jornada que não termina neste momento. Por que eu disse que não termina? Porque esse conhecimento é fluido e nós vamos continuar aplicando para construir melhor essa relação entre indústria, varejo, fornecedores e agência”, afirma Bruno Busquet, presidente do Popai Brasil.

Busquet destaca que a ideia é compartilhar o conhecimento e os aprendizados com quem não teve a oportunidade de participar do evento.

Na palestra “As tendências e inovações da EuroShop”, Manoel Alves Lima, CEO sênior partner da FAL Design Estratégico, apresentou estratégias que podem ser adotadas para atrair o consumidor.

“A impressão que tínhamos é que o preço e a conveniência iriam dominar o varejo, mas a experiência vem sendo adotada, cada vez mais, por todos os formatos. E a questão dos serviços também”, diz.

Um dos destaque apontados por Lima é o uso de telas “de um jeito inteligente”.  O uso de luz e de neon para expor o produto em prateleiras iluminadas também causa uma experiência marcante no consumidor ao entrar na loja.

O uso de materiais ressignificados, como o concreto, a reciclagem de matéria-prima e a utilização de manequins hiper-realista para representação do estilo de vida foram outras tendências vistas na EuroShop 2023. “Depois da pandemia, queremos encontrar pessoas e os manequins têm expressão, com barba, cor, cadeirantes ou com a perna amputada.”

Na França

Além da EuroShop, na Alemanha, o grupo realizou visitas técnicas na França para conhecer as tendências que estão acontecendo por lá.

“De 2020 para cá, muita coisa aconteceu. Fizemos extensão da EuroShop na França, com visitas técnicas e interações. E uma questão importante que estamos vivendo no mundo é a inflação, de 7,9% na Alemanha e 5,9% na França”, diz Silvio Laban, associate dean business administration professional masters do Insper.

Segundo ele, nesse período, uma das grandes marcas no varejo foi a tecnologia. Além disso, as pessoas passaram a se preocupar com saúde mental, meio ambiente e diversidade.

Entre as visitas feitas, Laban destacou a da rede francesa de supermercados E.Leclerc, que é orientada pelo slogan “Se importando com tudo o que importa para você, consumidor”, e na loja de departamento Galerie Lafayette, que conta com produtos da moda destinados a todo tipo de público e nas mais diversas faixas de preços. “Eles estão tentando se reinventar e estavam fazendo uma ação da Granado logo na entrada.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Rastreio é determinante para a fidelização do cliente no e-commerce

Próxima Postagem

Carne bovina: China retoma importação do Brasil, após caso atípico de vaca louca

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo
Notícias

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo
Notícias

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025
Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça
Notícias

Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas
Gestão

Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Carne bovina: China retoma importação do Brasil, após caso atípico de vaca louca

Carne bovina: China retoma importação do Brasil, após caso atípico de vaca louca

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025
Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile