Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um passo à frente: a visão das cadeias de valor

Momentum nº 1.012

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
23 de abril de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
Um passo à frente: a visão das cadeias de valor

Todo o modelo de associação e representação setorial no Brasil, e na maioria dos mercados globais, está sempre muito centrado na visão de um setor ou segmento específico. Sem olhar de forma abrangente a cadeia de valor.

O resultado prático disso é que são olhados os interesses e necessidades de apenas um elo numa engrenagem sempre mais complexa e extensa.

A recente questão envolvendo o presidente da Fiesp estabelecendo uma relação comercial-empresarial do grupo Coteminas, por ele comandado, com a Shein e conquistando ainda o apoio do governo é um bom exemplo de como a visão das partes pode conflitar com a visão do todo e do que é melhor para o país.

Especialmente quando se trata do setor de consumo, no Brasil, esse processo é muito claro.
Abia cuida dos interesses da indústria de alimentação. Abras cuida dos interesses dos supermercados. ANR e Abrasel dos interesses dos bares e restaurantes.

IDV atua em defesa dos interesses dos diversos segmentos, formatos, canais e categorias do varejo. Eletros cuida dos interesses da indústria de eletroeletrônicos. A indústria farmacêutica tem sua mais importante representação no seu sindicato patronal.

A indústria de vestuário tem seus pleitos e interesses defendidos pela Abit. E os fabricantes de calçados pela Abicalçados. Anamaco representa os varejistas do setor de material de construção, enquanto os fabricantes desse setor tem sua representação feita pela Abramat.
E por aí segue.

São modelos herdados da organização sindical do tempo do presidente Getúlio Vargas, separando empregados e empregadores dentro da lógica do divide para governar do filósofo italiano Niccolò Machiavelli.

E que o mundo moderno redesenhado, impactado, conectado e integrado pela tecnologia e pelo digital coloca em cheque pela exponenciação da interconexão entre setores, segmentos, distribuição, produção e serviços em todos as áreas.

Um único, eloquente e visionário modelo de organização de representação de cadeia de valor ocorre no setor de foodservice, por meio do Instituto Foodservice Brasil, que reúne todos os elos da cadeia desse setor, incluindo os fabricantes de alimentos, bebidas, equipamentos, como Nestlé, Unilever, Ambev, Seara, Marfrig e mais os distribuidores logísticos, como Martin Brower e mais os principais operadores como McDonald’s, Burger King, Bob’s e muitos mais.

São perto de 80 associados que representam no seu todo R$ 108 bilhões de faturamento, 173 mil estabelecimentos e interagem com 184 milhões de consumidores todos os meses.

Um dos mais importantes diferenciais desse modelo é o compartilhamento das mesmas informações sobre comportamento de mercado, desempenho e visão do futuro sem que absolutamente nada interfira na concorrência das mais acirradas na conquista da preferência e fidelidade dos consumidores finais. É conhecida a guerra de preços e promoções que impera entre os principais operadores.

Na realidade dos negócios de forma mais ampla, os que pensam de forma integrada se destacam na mesmice dos modelos tradicionais.

Vide os exemplos globais de Apple, Zara, H&M, Nespresso, Primark e muitos mais que criaram e operam modelos integrados, gerando enorme diferencial competitivo em relação aos modelos convencionais.

Se quisermos destacar exemplos locais devemos citar Boticário, Natura, Cacau Show, Track&Field e outros, em que a integração de toda a cadeia de valor com a ótica de conhecer e entregar mais ao consumidor cria uma vantagem estratégica e competitiva que os modelos mais tradicionais não conseguem oferecer.

E que tem feito com que mais marcas e empresas ligadas à produção avancem para criar canais diretos com os consumidores, como é o caso de Unilever, P&G, JBS-Swift e a própria Coteminas com a operação de suas redes de lojas MMartan e Casa Moysés, nos setores de cama, mesa e banho.

Talvez seja o momento de repensar esses modelos e conceitos todos, especialmente quando se trata das entidades e associações empresariais, na sua maioria organizadas a partir do modelo sindical do passado. A tecnologia, o digital e a Inteligência Artificial exigem uma outra visão.

Talvez possa servir de inspiração, uma vez mais, o Keidanren no Japão, criado no final da 2ª Guerra Mundial e que se tornou um fórum que reúne todo o setor empresarial na defesa dos interesses dos diversos segmentos, atuando junto ao governo com uma visão estratégica e de longo prazo para a nação, maior do que a visão limitada de Estado no curto prazo.

Especialmente importante neste momento do Brasil.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Lula anuncia abertura de escritório da Apex em Lisboa

Próxima Postagem

Avon centralizará todas as operações globais em Centro de Inovação no Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo
Artigos

Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo

29 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro
Artigos

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade
Artigos

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro
Artigos

NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro

27 de maio de 2025
Revisão da reeleição é tema crítico para a Nação
Artigos

Reeleição: hora de virar essa página

26 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
inovação

Avon centralizará todas as operações globais em Centro de Inovação no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.