Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Atendimento no foodservice: mais digital e humano

Cristina Souza de Cristina Souza
23 de maio de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Atendimento no foodservice: mais digital e humano

A transformação digital no foodservice não tem mais volta. E a tecnologia passou a permear de maneira cada vez mais fluida todas as áreas do negócio, incluindo o back of the house.

Estou participando pela décima vez da National Restaurants Association Show (NRA Show), a mais importante feira do segmento nas Américas, e não me lembro de ter visto antes tanta tecnologia disponível e acessível aos operadores de todos os portes.

Robôs como braços mecânicos para produção de grandes volumes, totens de autoatendimento, lockers digitais para retirada dos pedidos, equipamentos de produção acionados por voz e muitos robôs para servir ao salão carregando bandejas, como hostess para recepção, para entrega de delivery em hotéis.

Especialmente os robôs são demonstrados em testes de estresse por aqui. Super bacana! Eles sobem rampas, fazem curvas, entram em elevadores, tudo para mostrar que houve uma evolução muito importante.

Não tão visual, mas muito mais nas apresentações e em conversas complementares que tivemos por aqui, a Inteligência Artificial permeia os programas de fidelidade e serviços de abastecimento, além de alimentar os robôs com dados para que se tornem mais eficientes, entre outras coisas. Tudo isso deve apoiar a tornar o foodservice mais competitivo.

Mas não dá para operar um restaurante só com robôs. Pelo menos por enquanto não. E espero que nunca dê. Porque nos alimentarmos inclui o relacionamento, o calor humano, a atenção e o sorriso. Todas as gerações querem e buscam essa experiência.

Com a crise de mão de obra no mercado americano, o foodservice aumentou salários, mas há um teto para isso, já que é um negócio de margens sensíveis. E esse aumento não foi suficiente para se tornar atrativo para muitos funcionários. Assim, para não repassar no preço, algumas marcas criaram um sistema de remuneração complementar a partir das gorjetas, subsidiadas pelo cliente.

Sim! Você é atendido pelo caixa ou no autosserviço e é convidado a oferecer gorjetas que começam em 10%, 15% ou 18% e podem chegar a 22% para aquela equipe. Esse conceito tem sido adotado por redes fast casual, como Nando’s e Tortazo, e tem se tornado uma ferramenta de retenção de talentos e redução de turnover.

Para justificar a cobrança, o cliente recebe seu pedido na mesa. Tudo simples, sinalizado com uma bandeirinha após o pedido, ou pela indicação do número da mesa. De maneira complementar, mas com a atenção especial, o cliente é perguntado se está tudo bem, se quer um molho adicional, etc. Mas, se faltar algo, como uma sobremesa, o pedido precisa ser refeito e esse é um ponto de atrito.

Algumas redes, mais digitalmente desenvolvidas, oferecem QR Code nas mesas ou pedido por um app próprio. Em outras, é necessário ir ao caixa ou totem e fazer uma nova solicitação. Claro, isso deve estar no to do list, mas mudanças e integrações de tecnologias nem sempre são tão fáceis. Seja aqui nos Estados Unidos, seja no Brasil.

O cliente se incomoda em pagar gorjeta? Parece que não, até porque ele não é obrigado. Mas, para garantir que ele volte, a promessa qualidade de produto, atendimento gentil e ambiente acolhedor precisa ser entregue.

Qual é o caminho definitivo?

Todos!

Só precisa fazer sentido para a tríade: cliente, colaborador e empresa que o resultado vem.

Até o próximo!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Fusões e aquisições entre varejistas crescem pelo terceiro ano consecutivo

Próxima Postagem

Inflação faz paulista escolher preço e consumo de produtos premium tem queda de 40,3%

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
consumo

Inflação faz paulista escolher preço e consumo de produtos premium tem queda de 40,3%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.