Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lições que ficam da Copa

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
23 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Copa do Mundo sempre foi e será inspiração para muitas análises. Especialmente no Brasil onde o tema futebol toma proporções de paixão nacional.

Terminada de forma melancólica a participação brasileira nesta Copa, todos nos obrigamos a buscar referências que expliquem a frustração pelo desempenho muito aquém do esperado.

Especialmente para uma Copa onde tínhamos o provável mais caro time de todos os que disputaram a competição, quando pensamos em termos de valores individuais dos jogadores. E mais a confiança inspirada por um técnico preparado e focado em conquistas.

A mais fácil explicação é a de que soma de talentos, ainda que bem coordenada, não faz um time. Muito menos um time vencedor.

Combinação virtuosa é a da soma de talentos individuais combinados em suas virtudes pessoais, dirigidos com a visão e o planejamento de onde se quer chegar e temperados pela determinação e atitude de quem quer vencer.

E quando comparamos o que vimos no desempenho da seleção brasileira com a que seria a combinação virtuosa podemos perceber claramente a distância que se criou entre o sonho e a realidade.

Uma coisa é sonhar com a vitória. Outra é trabalhar e construir uma trajetória vitoriosa.

E tudo isso ficou muito claro nesta Copa, especialmente para a o Brasil.

E o que isso combina com o varejo ?

É possível buscar paralelismo entre vitórias e conquistas no campo do futebol com a vida real das atividades de varejo.

Se pensarmos em lojas, definitivamente a melhor localização, com os melhores produtos, os preços mais competitivos e os serviços diferenciados podem sinalizar a perspectiva de elevado desempenho. Mas não podem garantir.

A clássica expressão Retail is Detail merece mais uma vez ser lembrada pois retrata muito bem a diferença da combinação de elementos pretensamente determinantes do sucesso e o real sucesso, medido por resultados consistentes e no longo prazo.

Pelo menos o varejo tem o poder mágico de poder se reinventar a cada dia e a cada momento numa dinâmica que o torna uma das mais desafiadoras atividades empresariais pela volatilidade permanente que é sua característica mais presente.

São as pessoas que fazem toda a diferença

Nas atividades ligadas ao varejo, onde cada vez mais a tecnologia e inovação são incensadas como os maiores diferenciais, o que temos continuamente destacado é que o verdadeiro e mais importante diferencial de uma organização é a combinação que envolve visão, atitude e pessoas.

São esses três elementos que viabilizam todo o mais. Assim como no futebol.

Visão para ter claro onde se quer chegar. Atitude para ter a postura e a determinação de como chegar. E pessoas para agregar talentos com os requisitos necessários para se alcançar o que é necessário.

O que no varejo significa, a cada momento, ter a combinação de muitos pequenos elementos que podem determinar o sucesso. São inúmeros fatores para serem coordenados que permitam resultados positivos.

Da visão histórica de Localização, Localização e Localização como os três principais fatores de sucesso no varejo de lojas, chegamos ao ponto onde a compra pode ser feita por um clique em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia e 365 dias por ano, tendo o potencial comprador a opção de comparar absolutamente tudo em escala global para decidir o que e onde comprar.

Que só fez exponenciar a competição colocando um poder incomensurável nas mãos dos compradores e uma pressão competitiva infinita no colo dos vendedores que, além dos varejistas tradicionais, inclui, crescentemente, as marcas e os fornecedores disputando o mesmo espaço.

Tal qual um campeonato onde o que se quer é ter seu produto, sua marca, sua loja ou site escolhido para a compra.

O futebol continuará a ser fonte de inspiração para comparação de toda natureza, pois, na sua essência, como quase todas as outras atividades esportivas, ele retrata pessoas determinadas e preparadas para alcançar objetivos dentro de regras razovelmente claras.

E isso pode significar que nem sempre a combinação de elementos mais preparada para vencer, de fato vença, pois a dinâmica da disputa cria novas alternativas, possibilidades e o próprio fator do imponderável pode determinar reconfigurações e realidades distintas do que se previa.

Mas, ao final, a combinação de visão, atitude e pessoas, por mais tecnologia e inovação que se incorpore no processo, ainda será o fator determinante e mais importante do sucesso.

Tanto no futebol, como no varejo.

 

Nota:

Entre os dias 28 e 30 de agosto, no Latam Retail Show, no Center Norte, em São Paulo, serão apresentadas as perspectivas de curto, médio e longo prazo que irão impactar os diversos canais de vendas e relacionamento no Brasil, na América Latina e no mundo, pela visão e contribuições de mais de 160 palestrantes e debatedores, líderes que inspiram líderes, em diversos painéis, bem como pela exposição de novos conceitos e oportunidades com a visão da transformação dos setores pela inovação.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

iFood lança terminal próprio de pagamentos para reduzir custos

Próxima Postagem

Zattini e Sunglass Hut fecham parceria para venda de óculos de luxo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Zattini e Sunglass Hut fecham parceria para venda de óculos de luxo

Zattini e Sunglass Hut fecham parceria para venda de óculos de luxo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

 
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.