Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

“Eu só quero vender chuteiras…”

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
23 de novembro de 2019
no Artigos, Eventos
Tempo de leitura: 2 minutos

Foi com essa frase que um diretor de marketing de uma grande empresa de material esportivo me respondeu quando abordei a temática da governança no esporte durante uma reunião que ocorreu há uns quatro anos. Na verdade, a frase completa foi: “eu não sei nem o que é isso (referindo-se a governança), eu só quero vender chuteiras.”

Fiquei surpresa. Confesso que a composição da resposta mostrava além de um total desconhecimento como um gestor da iniciativa privada que deveria desde sempre entender o que eram governança e compliance, o quão a visão limitada do seu modus operandi de fazer marketing não correspondia aos próprios valores que a empresa propagava. Obviamente, vi que tentar convencê-lo era uma baita perda de tempo. Fui embora com a venda das chuteiras na cabeça, e penso, para você ver, até hoje nisso.

É claro que a finalidade comercial de qualquer empresa que vende… é a venda, mas seria a qualquer custo? Muitos irão dizer: seria não, é. O acionista está preocupado com  o resultado financeiro, não está preocupado com o que faz ou deixa de fazer o clube de futebol, por exemplo. Ele quer o jogador desfilando com a chuteira e atraindo milhares de fãs para as lojas, até porque tampouco o consumidor vai perguntar para o vendedor: “Essa chuteira é do jogador do clube que tem governança?”

Ora, todos entendemos que a indústria esportiva é bastante competitiva, é um mercado que precisa estar em constante inovação, com um apelo de engajamento que envolve diversas frentes, que estimula sem parar o desejo do consumidor. Em momento algum duvida-se do poder do marketing para disparar as vendas. Mas que tal despertar o marketing para a governança?

É inegável que uma gestão de um clube de futebol (ou qualquer outra entidade esportiva) que preza a governança oferece um suporte muito mais sólido nas decisões comerciais do patrocinador, e, neste caminho, a confiabilidade no patrocinado aumenta a percepção de valor no mercado e traz, quase que por osmose, a atração pelo produto, qualquer que seja ele.

Por outro lado, é obvio também que uma gestão temerária arrisca não apenas o recurso investido, o que de fato poderia limitar a compra de jogadores de destaque para calçar a chuteira e atrair consumidores para compra-la, mas arrisca o maior bem de uma marca, sua reputação, cujo tempo para construir é infinitamente maior que para destruir, e, como consequência final, gerar uma crise que qualquer acionista iria se arrepender de exigir a venda sob qualquer circunstância.

É por isso que o marketing precisa pensar em governança. Afinal, estamos falando de imagem. Aquela, que vale mais que um milhão de palavras… E não haverá jogador de futebol que mude essa matemática, principalmente porque a sociedade, hoje, já não admite o fim a qualquer custo. Estamos falando de responsabilidade, sustentabilidade e ética. Valores que sem a governança, não se alcançam.

Fabiana Bentes é CEO da Sou do Esporte
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Sportlab e Sou do Esporte realizam evento sobre as tendências de gestão no esporte brasileiro

Próxima Postagem

Olimpíadas de Tóquio prometem trazer muita tecnologia e transmissão digital

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Olimpíadas de Tóquio prometem trazer muita tecnologia e transmissão digital

Olimpíadas de Tóquio prometem trazer muita tecnologia e transmissão digital

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.