Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Aumento de gastos e participação na renda familiar afetam o poder de compra na pandemia

Pesquisa feita pelo Procon-SP aponta que 70% dos brasileiros tiveram redução na renda

Redação de Redação
23 de novembro de 2021
no Consumo, Destaque do dia, Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
aumento

A pandemia do coronavírus afetou o poder de compra para 70% dos consumidores, segundo pesquisa realizada pelo Procon-SP com 5.040 pessoas. Os principais motivos apontados foram a redução salarial (24,65%) e a maior contribuição na renda familiar (20,74%) por conta do desemprego.

A pesquisa apontou que 37,60% (1.895) são responsáveis pela totalidade da renda familiar; 36,31% (1.830), afirmaram ser responsável pela maior parte da renda familiar e 19,29% (972) informaram que são responsáveis por pequena parte.

Mais de 90% relataram aumento nos gastos necessários, principalmente com alimentação (67%), seguida pelas contas de agua, luz e gás (22,85%). Por conta desses fatores e da alta na inflação, 92,50% disseram ter reduzido ou cortado consumos habituais. Os mais citados foram alimentação (3.332), contas de consumo (água, luz, gás), (1.893) e telefonia e internet (1.513).

Diante desse cenário, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, destaca que o consumidor precisa valorizar seu poder de compra ao comprar exatamente o que está precisando. “A compra tem que ser muito bem estudada e pesquisada, faça uma lista de suas prioridades, compre de acordo com essa prioridade”, afirma.

Situação financeira

A pesquisa também identificou aumento na parcela dos consumidores com dívidas em atraso, com 59,56% (3.002). Para 91,87%, as dívidas aumentaram por conta da pandemia. Apenas 7,26% (218) disseram que não houve alteração e 0,87% (26) alegaram ter diminuído.

As principais dívidas em atraso citadas pelos consumidores foram: cartão de crédito (1.908); contas de consumo (1.372) e empréstimos bancários (1.369).

Expectativas para o futuro

Questionados sobre o futuro da sua própria situação financeira, o clima foi de pessimismo: 39,01% acreditam que a situação ficará pior nos próximos seis meses, enquanto 29,92% consideram que a situação permanecerá inalterada.

“Há um clima de pessimismo entre os entrevistados, mas temos que olhar para frente e o Procon-SP estará atento fiscalizando práticas abusivas”, afirma o diretor do Procon.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

KKR faz oferta de U$12,17 bilhões para comprar dona da TIM

Próxima Postagem

Soneda e Daiso expandem parceria e chegam à Baixada Santista

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG
ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público
Notícias

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Soneda e Daiso expandem parceria e chegam à Baixada Santista

Soneda e Daiso expandem parceria e chegam à Baixada Santista

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.