O varejo paulistano registrou leve retração (1,3%) na primeira quinzena de novembro, em relação ao mês de outubro, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP) com base na amostra da Boa Vista.
Se comparado com o mesmo período do ano passado houve aumento de 3,7%, influenciado pela injeção de recursos extras e pela antecipação de compras de fim de ano. Já sobre a primeira quinzena de novembro de 2019, a alta foi de 4,2%.
“Nossa estimativa para o mês é de crescimento em torno de 3% a 5% nas vendas somando as compras que serão feitas na Black Friday e artigos para a Copa”, afirma o economista da ACSP, Marcel Solimeo.
Segundo a pesquisa de intenção de compras encomendada pela ACSP à PiniOn, dois em cada dez consumidores brasileiros pretendem antecipar compras para o Natal na Black Friday.
Para 46,4% dos entrevistados, as compras de itens de maior necessidade estão na lista de prioridade enquanto 54,3% devem comprar para aproveitar as grandes promoções e descontos que são oferecidos na data.
Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores estão dispostos a gastarem mais este ano, se comparado com o ano passado, e acima de R$ 300. As compras serão feitas em sites de grandes redes varejistas (62,6%).
Imagem: Shutterstock