Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Crise nas big techs: onda de demissões em massa continua

Qual a situação dos profissionais demitidos? Quais devem conseguir rápida recolocação?

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
24 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Crise nas big techs: onda de demissões em massa continua

A cada semana, sai uma nova notícia de que alguma big tech demitiu milhares dos seus funcionários. Google, Microsoft, Meta, Amazon e Twitter são algumas das empresas que fizeram parte das manchetes das ondas de demissões. Nos últimos três meses, mais de 50 mil pessoas que trabalhavam nas maiores empresas de tecnologia do mundo encontraram o cenário do desemprego. Com isso, o mercado de trabalho está repleto de profissionais qualificados procurando uma vaga.

E agora? Como se destacar no meio desse mar de pessoas rumo à recolocação?

Não há previsão de término para os relatos de desemprego. Estamos sempre a um clique do LinkedIn de descobrir que outra empresa fez uma grande dispensa de funcionários. É assustador, eu sei. A má notícia é que esse movimento deve continuar. O velho ditado que diz que “depois da tempestade, vem o arco-íris” está na ordem inversa neste caso. As empresas de tecnologia passaram por momentos favoráveis durante a pandemia do covid-19 e, agora, estão enfrentando a crise. Depois do arco-íris, vem a tempestade.

Com o isolamento social da pandemia, as empresas encontraram a necessidade de se digitalizar de forma rápida. Para conquistar seu espaço na corrida digital, as organizações do setor de tecnologia tiveram um grande aumento no volume de contratações. A Meta, por exemplo, praticamente dobrou seu número de funcionários. A dona do Facebook contava com 48.268 funcionários em março de 2020 e, aproximadamente dois anos depois, a quantia saltou para 87.000. Agora, o boom tecnológico acabou, a inflação disparou e as empresas estão lidando com a desaceleração da economia.

A culpa não é exclusiva de fatores externos. Durante a disputa para ver qual empresa conseguia se digitalizar mais rápido, o planejamento ficou para trás. Enquanto o mercado seguia em um ritmo acelerado, tudo bem. Porém, quando o cenário econômico pisou no freio, os erros da gestão ficaram mais claros. Todo crescimento sem um planejamento estruturado é inviável. Daqui para frente, as big techs terão que focar nas suas projeções para planejar seus próximos passos de forma racional.

Mais do que números e dados econômicos, o quociente da equação das demissões é um só: 50 mil pessoas demitidas nos últimos três meses. 50 mil pessoas. Pessoas. Profissionais que tinham a segurança de um salário e que não têm mais. A concorrência do mercado de trabalho, que nunca foi pouca, é significativamente aumentada. Agora, mais do que nunca, os profissionais precisam exibir seus diferenciais e mostrar como podem ser melhores do que as outras 49.999 pessoas.

Não é novidade o fato de que só competências técnicas não te levam a lugar algum. Mas não custa reforçar. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, há quatro competências que serão altamente demandadas até 2025: solução de problemas, autogestão, trabalho em equipe e domínio das ferramentas eletrônicas. As famosas soft skills continuam sendo uma grande vantagem na concorrência. Mais do que adicionar “trabalho em equipe” como uma competência no currículo, é importante estudar e se aprofundar nas questões emocionais que te trazem as habilidades não-técnicas. Não é fácil. Por isso mesmo, é o grande diferencial atual.

Procurar cursos e treinamentos, tanto sobre competências emocionais quanto sobre assuntos específicos de acordo com a especialização de cada um, deixou de ser uma vantagem. É o mínimo esperado pelos recrutadores. Além disso, escolher plataformas digitais que tragam conteúdo de qualidade e atualizações constantes é essencial. Manter uma rede de networking também é uma boa estratégia para se recolocar de forma mais rápida. O importante, no fim, é estar disponível para aprender. O conceito de life long learning nunca fez tanto sentido.

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Aplicativo do Hortifruti Natural da Terra já representa 30% das vendas online da rede

Próxima Postagem

Inovação no varejo: o papel da liderança estratégica

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nuvemshop adequire Perfit com aposta em IA e no marketing de automação

Inovação no varejo: o papel da liderança estratégica

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.