Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para onde deveria crescer o e-commerce

Caio Camargo de Caio Camargo
24 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Na última semana palestrei no evento E-Commerce Brasil, onde apresentei as principais transformações que estão começando a afetar a maneira como consumimos, mudando o como, quando e, até mesmo, onde desejamos comprar e receber produtos e serviços das marcas.

Porém estando em um evento voltado aos desafios do varejo digital, mesmo que cada vez mais integrado com o varejo físico, um das questões é, sem dúvida, tornar cada vez maior a representação do varejo eletrônico sobre o varejo físico tradicional.

Isso representaria que estamos avançando em termos um varejo cada vez mais moderno e aberto às inovações, ou consumidores que já possuem uma cultura digital mais sólida, correto? Nem tanto.

Se comparamos com um dos principais benchmarks de mercado hoje, no caso a China, o Brasil tem o varejo eletrônico representando 6% do volume total de vendas do varejo, ao passo que na China esse número representa mais de 20%.

Muito pode se dizer sobre os motivos que levaram a China a atingir patamares como esse, mas, sobretudo, muito se diz sobre o impacto da consolidação dos superapps – aplicativos que concentram funções que vão desde rede social aos meios de pagamento, e até mesmo, sistemas de pontuação e qualificação para serviços públicos, além de outras finalidades.

Se olharmos a porcentagem de pessoas que utiliza a Internet na China, veremos que o país tem números muito próximos à média global, em torno de 53%, segundo um estudo da McKinsey recém-publicado. No Brasil, esse número chega perto de 70%.

Mas o que acontece com o brasileiro? O brasileiro hoje é o queridinho de praticamente todas as redes sociais. Somos sempre os primeiros colocados nas principais redes utilizadas hoje. Então, se aparentemente já temos uma cultura digital, por que não compramos mais online?

A resposta está fora da internet. Temos cerca de 40% da população desbancarizada, sem qualquer acesso a um meio de pagamento que não seja o dinheiro em espécie, o que inviabiliza a compra.

Eu sou um ferrenho defensor de que é nessa fatia que está a maior parte do potencial de crescimento do e-commerce brasileiro. Estamos falando de compras simples, de valores menores, porém que em volumes gerais podem ser muito interessantes para a maioria dos negócios. Imagine qual o impacto que essa população causaria nos principais marketplaces em atividade hoje no país? Quantos tiveram vontade de entrar na mesma onda de outros consumidores que aproveitavam de melhor maneira uma promoção de Black Friday, ou até mesmo compraram da China, sem poder de fato, entrar na festa?

Aparentemente, nos últimos meses, iniciativas promovidas por alguns varejistas brasileiros, como Natura, Pernambucanas e Mercado Livre (Mercado Pago), de olho nessa parcela não atendida da população e oferecendo produtos e serviços similares aos principais bancos, poderão em pouco tempo responder como esses novos consumidores, agora empoderados de um meio digital de pagamento, irão consumir.

Veremos.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Varejo digital: Empresas dos EUA poderão vender no Alibaba

Próxima Postagem

EBay compra participação de marketplace indiano

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
EBay compra participação de marketplace indiano

EBay compra participação de marketplace indiano

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.