Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A estratégia por trás das Fusões e Aquisições no Franchising

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
24 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos
Two men connect two puzzle pieces. Sunset sky. Concept of business solution, teamwork, solving a problem, challenge

Two men connect two puzzle pieces. Sunset sky. Concept of business solution, teamwork, solving a problem, challenge

O movimento de fusões e aquisições do setor de franquias tem se intensificado nos dois últimos anos tanto através de fundos de private equity quanto pelas próprias holdings do segmento. A intensa busca pelo crescimento inorgânico tem como finalidade manter as empresas competitivas, driblar as crises – que atingem os segmentos de formas e em momentos distintos – além de conquistar novos mercados.

Essa estratégia é positiva tanto para o lado do comprador quanto do vendedor, pois aquelas que estão investindo estão incrementando sua operação, alcançando mercado e consumidores que não alcançariam organicamente. Pela ótica das empresas que estão com interesse de vender sua operação é vantajoso, pois encontram uma oportunidade em se juntar a grandes grupos econômicos, ganhar eficiência, além de injetar capital na companhia que pode ser utilizado para inovação e novos projetos.

As fusões e aquisições vão continuar acontecendo, redes consolidadas vão adquirir redes menores, algumas com o objetivo de oferecer aos franqueados atuais mais uma oportunidade de negócio e ampliar o seu portfólio de ofertas para o consumidor. Outras utilizam o M&A para conquistar mercados em que não consegue penetrar devido à uma forte concorrência. Esse movimento continua ativo apesar da crise e tem motivados empresários a estruturarem seus sistemas de franquias com visão de longo prazo, com a intenção de vender participação ou o total da rede para investidores, fundos de investimentos ou outras marcas consolidadas.

O que atrai os fundos de investimento para o franchising, são as marcas que estão estruturadas em termos de mercado e resultados financeiros. Empresas que têm mostrado consistência de crescimento ao longo dos anos e que estejam ocupando mercado de forma sólida. Marcas que eles acreditam aumentar o ganho de escala com injeção de capital e, após essa transação ganhar ainda mais corpo, os fundos tem a estratégia de saída – e vendem com valor superior ao que comprara. Isso acaba sendo um investimento bastante lucrativo. Os fundos são buscadores de oportunidades, e ao verem que a economia brasileira não está indo bem e o real está desvalorizado, eles acabam aceitando assumir um pouco mais de risco pois “compram barato e vendem caro”.

As operações de fusões e aquisições continuam sendo apontadas como alternativa para grupos investidores para ampliação da carteira de negócios e obtenção de lucro em negócios com potencial ainda de expansão. É interessante para o grupo investidor, pois incrementa sua operação alcançando mercado e consumidores que não alcançariam organicamente. E as empresas que estão vendendo suas operações encontram nessa oportunidade a chance de se juntar a grandes empresas que as farão ter ganhos de escala ainda maiores, e com isso melhores resultados. Além disso, o acesso ao capital fica mais facilitado.

Outras vantagens dessa estratégia para as marcas é a facilidade na prospecção de novos franqueados – a marca ganha força e valor, portfólio mais variado – dentro de um mesmo grupo econômico o candidato encontra várias opções de investimento, redução de custos – ganha poder de negociação com fornecedores, e ganhos financeiros no geral.

Apesar dos pontos positivos, é preciso estar atento às dificuldades que essa estratégia pode trazer ao ser concretizado. Basicamente, um dos maiores problemas que envolvem o processo de M&A são as pessoas e a cultura organizacional da empresa.

Assim que o processo é concretizado, o importante é a empresa ter a consciência de que ter um processo de integração entre as empresas envolvidas é essencial.

Ter a falsa sensação de que a integração ocorre naturalmente ou que não é tão importante pode posteriormente se transformar em um grande problema, sendo um dos principais motivos pelo qual o processo de fusão e aquisição não alcança o resultado esperado.

Portanto é essencial estar atento à estratégia, diversidade de pessoas, culturas distintas e processos, e em muitos casos se faz necessária a contratação de empresas de consultoria para auxiliar essa transformação, visto que o volume de obrigações e pessoas da empresa aumenta e cada empresa detém seu “jeito de ser” e fazer. O importante é que nenhuma empresa prevaleça sua cultura e seu jeito de ser em detrimento da outra, o ideal é que uma nova cultura seja criada entre elas, a partir das principais características de cada uma.

Postagem anterior

Vendas online na Black Friday devem subir até 20% este ano

Próxima Postagem

Cinco dicas para ensinar os filhos a empreender

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cinco dicas para ensinar os filhos a empreender

Cinco dicas para ensinar os filhos a empreender

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.