Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Black Christmas: esse ano o Natal nos shoppings vai cair em novembro

Redação de Redação
24 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

– O IBGE divulgou na semana passada (16/9) sua Pesquisa Mensal do Comércio, com os dados relativos ao desempenho do varejo nacional no mês de julho. Como já se previa, os resultados foram ruins – as vendas reais recuaram 3,5% em comparação com o ano passado. No acumulado de 2015 a queda é de 2,4%. A retração nos primeiros sete meses do ano chega a ser maior em setores como vestuário e calçados (-5,5%) e móveis e eletrodomésticos (-11,5%), ambos segmentos com forte presença em shopping centers. Infelizmente, isso nem é o fundo do poço ainda. Prova disso é que os primeiros números de agosto são ainda piores.

Os consumidores têm reagido às turbulências da maneira esperada: diminuindo visitas a lojas, reduzindo o valor gasto em cada uma, dando preferência a produtos com melhor relação custo-benefício, caçando ofertas. Esse comportamento deve estender-se por um bom tempo e é possível mesmo que seja em parte incorporado à normalidade dos brasileiros.

Por tudo isso, é bem provável que a data do Natal esse ano seja alterada – ao menos do ponto de vista do varejo. Temos dito aos nossos clientes que se preparem para o deslocamento do Natal do dia 25 de dezembro para o dia 27 de novembro. Por quê 27 de novembro? Por causa do Black Friday, é claro.

Ao longo dos últimos anos, tem sido evidente a antecipação de compras pelo consumidor brasileiro, por conta das promoções oferecidas pela Sexta-Feira Negra. Números apresentados pela Cielo durante o último Fórum de Varejo da América Latina, evento promovido pelo Grupo GS&, ao qual somos associados, mostraram que em 2013 o faturamento total do varejo cresceu 13% na comparação com 2012. No entanto, o período do Natal registrou elevação de apenas 9% – abaixo da média, portanto. A causa? O Black Friday, que apresentou impressionante elevação de vendas de 43%. Em 2014 o fenômeno se repetiu: o faturamento total subiu 11% ante 2013, as vendas do Natal cresceram somente 8% e as do Black Friday saltaram 24%, mesmo diante de uma base de comparação bem forte.

Se o Black Friday já vinha crescendo antes, imagine como será agora que o consumidor anda mais sensível ainda a preços baixos e barganhas. Não é nada difícil antever que, diante da oportunidade de comprar os presentes de Natal por preços mais em conta, o brasileiro deve aderir em massa às promoções do dia 27 de novembro.

Isso não é bom nem ruim para os shopping centers. É simplesmente a nova regra. Não há saída que não seja engajar lojistas, vestir o mall e comunicar fortemente a data promocional. As campanhas de Natal e os tradicionais sorteios deveriam começar no dia 1 de dezembro, para fortalecer o estímulo de compra nas semanas que antecedem o 24 de dezembro.

Quem viver, verá.

*Luiz Alberto Marinho ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

Pesquisa inédita revela em detalhes a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte I

Próxima Postagem

Lojas de proximidade: a bola da vez

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

Lojas de proximidade: a bola da vez

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.