O fast-food é um setor particularmente importante na América Latina. Cerca de um quarto dos consumidores da região (25,1%) afirma comer uma vez por semana ou mais nesses restaurantes.
Os latino-americanos também são o grupo menos propenso a rejeitar esse tipo de alimento: apenas 24,7% dos entrevistados afirmam que não o consomem nem permitem que sua família o faça, em comparação com a média global de 33,9%. Os dados da YouGov, empresa especializada em pesquisa de mercado on-line
Este contexto tem contribuído para que várias redes de restaurantes obtenham sucesso na região. Contudo, uma delas parece ter presença dominante no mercado: o McDonald’s. Até o início do mês de agosto, a marca de hambúrgueres se estabeleceu como a cadeia de fast-food mais frequentemente classificada como a mais popular nos mercados regionais analisados pela plataforma.
A marca, operada pela Arcos Dorados na América Latina, tem a classificação de Cliente Atual (um dos indicadores analisados pela pesquisa) mais alta em quatro dos oito países da região.
De 1º de janeiro a 3 de agosto, o McDonald’s também se destacou, ao lado do KFC, como a cadeia de fast-food que aparece com mais frequência no Top 3 de clientes atuais nesses oito mercados. A métrica reflete quantas pessoas compraram naquele restaurante recentemente.
Sucesso do McDonald’s
O sucesso da rede pode ser explicado pelo desempenho da sua estratégia de comunicação. Até o início de agosto, o McDonald’s obteve as pontuações mais altas de “Consciência da publicidade” em quatro dos oito mercados analisados na região.
Em uma dessas regiões, a sua pontuação está acima de 70 pontos, o que sugere que quase um quarto da população viu (e se lembra de ter visto) seus comerciais.
Uma situação semelhante ocorre com o indicador da “Exposição Boca a Boca”. Nesse indicador, que reflete quantas pessoas estão falando sobre uma marca com amigos e familiares pessoalmente ou on-line, o McDonald’s também é a marca mais bem classificada em quatro dos oito mercados latino-americanos incluídos na pesquisa. Em quase todos esses países, praticamente metade dos consumidores estão envolvidos em conversas orgânicas sobre a rede de fast-food.
“Além da qualidade de seus produtos, a empresa tem o tamanho e a experiência para manobrar de forma mais ágil e decisiva do que muitos de seus concorrentes locais. E, em comparação com outras marcas com presença internacional, o McDonald’s tende a ser preferido pelos consumidores em todo o mundo, algo que também está se refletindo na América Latina”, diz David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina.
Diferenças entre países
Embora essas estatísticas demonstrem que a cadeia de fast-food controlada pela Arcos Dorados tem uma forte presença na América Latina, elas também revelam que as pontuações da marca variam acentuadamente de mercado para mercado. Embora seja a marca mais bem avaliada tanto na Consciência da publicidade quanto na Exposição Boca a Boca, tanto no Chile quanto no Panamá, os consumidores panamenhos avaliam o McDonald’s quase duas vezes mais do que seus colegas chilenos.
No Panamá, onde observam-se as maiores pontuações nessa métrica nos oito países analisados, o McDonald’s ostenta uma pontuação de 62,3 até agosto de 2023. Ou seja, mais da metade da população pesquisada comeu recentemente na rede. Mas esse número é quase a metade na Argentina, Brasil e Equador, e menos de um quarto na Colômbia, seu mercado mais fraco na região, onde a pontuação é de apenas 12,8.
“É claro que isso pode ser um reflexo dos diferentes hábitos de consumo e costumes entre os países da América Latina: embora muito semelhantes, as pessoas em cada mercado não são exatamente as mesmas em muitos aspectos. Mas também pode significar que a marca não está aproveitando seus pontos fortes nos países da região onde está ficando para trás”, finaliza.
Imagem: Shutterstock