Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para comprar na Black Friday

Segundo estudo da Macfor, 41% devem gastar acima de R$ 800 em suas compras

Larissa Féria de Larissa Féria
24 de outubro de 2023
no Black Friday, Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumidor deseja itens mais caros e desconto é gatilho para compra na Black Friday

Consolidada como uma das principais datas do varejo, a Black Friday, na última sexta-feira de novembro, também é esperada pelos consumidores. A procura pelo termo começa a ser expressiva a partir da última semana de outubro e tem um crescimento acentuado até a data, segundo o estudo “Do desejo à compra: o comportamento do consumidor na Black Friday”, da Macfor.

Enquanto o consumidor busca pelos itens de maior ticket médio com maior antecedência às datas, o gatilho de compra no dia da Black Friday será a percepção de desconto em cima dos produtos desejados.

O ticket médio para a data é bem alto: 41% devem gastar acima de R$ 800 em suas compras. Entre as categorias mais buscadas nessa faixa de preço estão as joias, eletrônicos, eletroportáteis, telefonia, informática e eletrodomésticos. Na lista de desejo do consumidor fica evidente a busca por itens de maior valor, como iPhones e modelos da Samsung,

“Na Black Friday, o consumidor busca pelos itens de maior ticket médio e com maior antecedência às datas. Porém, o gatilho de compra no dia é a percepção de desconto em cima dos produtos desejados. Com isso, captar dados de intenção do consumidor para o planejamento da data é essencial para que o consumidor tenha uma boa experiência”, explica Fabrício Macias, coCEO da Macfor.

A falta de descontos ideais é o principal motivo para que o consumidor deixe de comprar na data (44%), seguida pela situação financeira (22%), os produtos que queriam não estavam com desconto (13%) e preço do frete (11%).

Os preferidos

No Brasil, as vendas online ainda permanecem muito fortes na data, com 50% da preferência, enquanto 18% preferem comprar nas lojas físicas. O estudo identificou os marketplaces mais procurados para o consumo, com destaque para a busca por Amazon, Netshoes e Mercado Livre.

Já entre as categorias de produtos mais visadas nas buscas para a data estão moda e acessórios (27%), eletrônicos e eletrodomésticos (20%), móveis e decoração (20%), livros e papelaria (18%), beleza e saúde (15%) e alimentos e bebidas (11%).

A Black Friday é um momento para a autorrecompensa: 85% dos consumidores compram produtos para si mesmos, 37% namorado ou conjûge, 36% para os pais  e 25% para os filhos.

Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito é preferido por 70% pela facilidade e possibilidade de parcelamento. Outros 56% vão pagar com Pix e 37% com o cartão de débito.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Verticalização e ESG: movimentos de impacto na cadeia dos alimentos

Próxima Postagem

Anac: demanda de voos domésticos sobe 5% em setembro na comparação anual, mas cai ante 2019

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
demanda

Anac: demanda de voos domésticos sobe 5% em setembro na comparação anual, mas cai ante 2019

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.