Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Após retomar ganhos na quinta e na madrugada, vendas online da Black Friday acumulam perdas

As vendas caíram 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022

Redação de Redação
24 de novembro de 2023
no Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
s vendas registram queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022

As perspectivas para o comércio online brasileiro mostram uma tendência de retração na Black Friday 2023. Segundo os dados preliminares divulgados pela NielsenIQ Ebit, empresa de informações e insight sobre o comércio eletrônico no Brasil, as vendas registram queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022.

O resultado negativo acumulado de sexta, de acordo com a NIQ|Ebit, contrasta com o número de vendas na quinta-feira à tarde e no começo da madrugada de hoje, que indicavam uma retomada positiva impulsionada por ações de comunicação, lives e ofertas especiais dos varejistas. Entre meio-dia e às 23h59 do dia 23/11, as vendas tiveram crescimento de 6,4% na comparação com 2022, para atingir um pico de alta à meia noite de sexta de 19,8% sobre o ano passado.

A partir das 2 horas da manhã de hoje, 24 de novembro, porém, a demanda retomou a tendência de retração. Segundo os dados preliminares, as vendas registraram queda de 16,7% no acumulado de 12h até o meio-dia desta sexta na comparação com igual período de 2022.

“Ao analisar as tendências recentes nas vendas online nesse período, é relevante destacar a quinta-feira, pré-Black Friday, que ficou caracterizada por crescimentos importantes sobre 2022. É importante salientar que os dados preliminares de início da Black Friday nesta manhã de sexta-feira está em consonância com o que observamos em nossa pesquisa de intenção de compras. Por isso, estamos atentos ao espaço que se abre durante o dia”, afirmou o executivo responsável pelo e-commerce da NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai.

“Além disso, vale ressaltar que o sábado e domingo representam ainda períodos de oportunidade. É um momento de o mercado otimizar a resposta dinâmica aos anseios do consumidor para potencializar os resultados”, acrescentou.

Maiores perdas

A queda acumulada desta sexta ocorrem após uma variação negativa de 23,3% entre os dias 21 e 23 de novembro de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, em seguida, houve uma recuperação e os dados apontam para uma retomada no crescimento na quinta e nas primeiras horas desta sexta-feira.

A categoria de Perfumaria e Cosméticos, embora tenha apresentado uma desaceleração nos últimos dias, entre 21 e 23 deste mês, mantém-se em destaque. Após um crescimento expressivo de 68,7% na primeira quinzena de novembro, o setor registra uma taxa de crescimento de 60,7% a três dias da Black Friday. Durante a quinta-feira, véspera da Black Friday, a categoria atingiu um índice notável de 30% de crescimento.

Por outro lado, a categoria de Eletrodomésticos, que experimentava crescimento no início do mês, enfrenta uma reviravolta, passando de 13,8% na primeira quinzena para uma retração de -9,6% nos últimos 3 dias. Durante a quinta-feira de Black Friday, o índice de retração atingiu -16,2%.

Telefonia e Eletrônicos mantêm-se em um patamar desafiador, apresentando retrações próximas à casa dos -30% nos últimos 3 dias.

Enquanto a categoria de Alimentos e Bebidas mantém uma performance estável (0,8% nos últimos três dias), subcategorias específicas se destacam, incluindo azeite, bombom, licor, whisky e vodka.

“Essa última análise reflete as nuances dinâmicas do cenário pré-Black Friday no e-commerce. Notamos uma desaceleração em Perfumaria e Cosméticos, que mesmo assim se mantém como uma categoria de destaque, enquanto Eletrodomésticos enfrenta uma reviravolta com uma retração notável. Telefonia e Eletrônicos continuam desafiadores, enquanto a estabilidade de Alimentos e Bebidas destaca subcategorias específicas”, afirmou o gerente de Customer Success da NielsenIQ Ebit, Luiz F. Davison.

“Estamos atentos a essa dinâmica e às preferências de compra, proporcionando uma visão valiosa para varejistas e consumidores”, acrescentou. As horas que antecedem a sexta-feira de Black Friday testemunharam um crescimento significativo de aproximadamente 8%, entre 20h e 0h. Após a virada, a tendência permaneceu robusta, mantendo-se na casa dos 7% de crescimento, de 0h às 3h.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vendas que antecederam a Black Friday cresceram 26,6% em relação a 2022

Próxima Postagem

Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.