De descontos a frete grátis, as vantagens oferecidas para clientes que escolhem pagar com Pix no e-commerce têm crescido nos últimos meses. Segundo pesquisa realizada neste início de ano pela consultoria Gmattos, 47% das grandes lojas online ofereciam algum benefício para quem usasse a modalidade de pagamento instantâneo em compras.
“O pix é atrativo para lojistas pois apresenta custos menores do que taxas associadas às transações de cartão de débito e crédito, que chegam a 5%. Isso pode resultar em economias significativas para comerciantes”, diz Cristiano Maschio, diretor da fintech Qesh e especialista em pagamento.
Um estudo da PagSeguro aponta que, entre os meios de pagamento, o Pix é o método de pagamento de maior crescimento no varejo e já representa 29% do volume de comércio eletrônico no Brasil, atrás apenas dos cartões de crédito nacionais, que possuem participação de 40%.
De acordo Maschio, avanços na experiência de clientes e empresas refletem no aumento do uso do Pix: “A adesão maciça evidencia a preferência dos consumidores por transações rápidas e eficientes no comércio eletrônico. O Pix surge como alternativa ágil e segura, impulsionando a fluidez das transações durante períodos intensos de promoções”.
Premiação
Lançado há três anos pelo Banco Central, o Pix consolidou-se como meio de pagamento mais utilizado no País, somando 155,8 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas e empresas, e R$ 1,5 trilhão transacionados. No comércio eletrônico o pagamento instantâneo já chega a 100% de aceitação, empatado com o cartão de crédito.
O Council of the Americas (COA) concedeu ao BC o prêmio Bravo Beacon of Innovation, em Miami, nos Estados Unidos, pela criação do Pix.
Organização internacional que representa diversos setores, como instituições financeiras, serviços de consultoria, consumo, setor manufatureiro, transporte, mídia, tecnologia, minas e energia, o COA premia iniciativas de excelência e de liderança nos negócios e na política no mundo ocidental.
Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock