Pix automático é tendência para meios de pagamento em 2024

Saiba o que mais além dos avanços do Pix promete fazer barulho no setor de meios de pagamentos neste novo ano

O sistema financeiro brasileiro é abrangente e inclusivo, permitindo a inserção de muitos indivíduos em seu fluxo. E a cada ano que passa essa máxima parece ser cada vez mais correta. Um dos grandes protagonistas deste cenário é o Pix, que em 2023 completou três anos de existência. Segundo dados do Banco Central, 148 milhões de usuários pessoa física já fizeram ao menos uma transação; em setembro no ano passado o Pix alcançou a marca de quatro bilhões de transações. E ainda registrou muitos outros feitos no ano.

Já para este ano de 2024, a grande expectativa para o sistema de pagamento é o lançamento do Pix Automático. A função anunciada pelo BC deverá entrar em vigor para o grande público apenas em outubro.

“O Pix Automático permitirá que uma empresa receba pagamentos recorrentes de forma instantânea e automatizada, eliminando a necessidade de processos manuais e demorados, o que melhora a eficiência dos seus fluxos de caixa e reduz os riscos. Além disso, a instantaneidade é garantia de receita imediata ao recebedor, uma vez que o processo visa a substituição de meios de pagamento mais caros, burocráticos e demorados, como é o caso do boleto”, comenta Daniela Machado, diretora global de produtos e marketing da C&M Software.

O desenvolvimento das funcionalidades do Pix Automático

Existe uma expectativa que aconteça a migração dos meios tradicionais, como boleto e débito automático para o novato Pix Automático. A rapidez do Pix e a simplicidade de gestão fazem parte da rotina do brasileiro usuário do Pix, o que facilita a adesão de forma mais orgânica e efetiva.

Programar e pagar contas de forma recorrente, como conta de luz, mensalidades, seguros, etc, são otimizadas pelo pagamento instantâneo, conseguindo definir um valor máximo para o débito desta conta.

“É novamente o Pix eliminando ‘man of the middle’, onde no modelo tradicional, já consumiu share dos cartões, e agora para contas recorrentes, receberá o percentual do boleto, DDA e débito automático; o que acaba sendo maior lucratividade na mão do recebedor e autonomia para o pagador”, afirma Daniela.

Open Insurance e cenário internacional

Além disso, a partir do segundo semestre de 2024, o Open Insurance começa a andar em passos largos, havendo uma aceleração e maior inclusão de participantes no projeto. Os principais dados que serão compartilhados neste projeto serão:

– Apólices

– Certificados e títulos relacionados aos produtos de seguros

– Previdência complementar aberta

– Capitalização e assistência financeira, abrangendo informações relacionadas a características destes documentos

– Pagamento de sinistros, prêmios/contribuições recolhidas e resgates efetuados.

“Aos moldes do Open Finance, o Open Insurance tem grande potencial mercadológico e também na geração de novos produtos para atender esta demanda”, comenta a especialista.

Já no cenário internacional, a expectativa é para a expansão do FedNow, o meio de pagamento instantâneo implementado pelo Federal Reserve em julho de 2023, já tendo a aderência de mais de 285 IF participantes.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist