Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Neoconsumidor Brasileiro 2014 – o maior estudo sobre o perfil multicanal dos brasileiros

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Artigos, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

O consumo atual é multicanal, digital e, portanto global. Com tantas mudanças acontecendo na maneira como consumimos, é fundamental aprofundarmos  nosso conhecimento sobre quem são os diferentes tipos de consumidores, como se informam e o que valorizam. As perguntas que devemos fazer são: quais os canais preferidos para a compra das principais categorias? quais as marcas mais valorizadas e por quê?

Para respondermos a essas indagações, a GS&MD Gouvêa de Souza entrevistou 2.200 brasileiros pela Internet, em março deste ano e, neste artigo, compartilho com vocês algumas informações que podem ajudá-los a conhecer o Neoconsumidor:

– O consumidor agora é ‘multi–telas’: 67% têm notebook, 56% smartphone com plano de dados e 28% possuem um tablet. Porém, 75% nunca compraram via smartphone ou tablet; 68% possuem mais de um chip para o celular. Os consumidores atuais têm acesso aos meios de pagamento: 82% tem conta bancária, 64% um cartão de crédito e 13% cartão fidelidade (os 2 principais são da TAM e O Boticário);

– 87% compram na Internet: 23% dos web-shoppers já fazem suas compras do local de trabalho, embora a grande maioria prefira o conforto do lar para consumir na web.

– A maioria compra online há menos de 5 anos e uma parte importante há menos de 3 anos. Isso significa que o consumo online ainda é um processo recente e direcionado pela melhoria constante da experiência.

– Há 3 grandes perfis de consumidores online no Brasil: os Tradicionais, os Convenientes e os Digitais. Além do perfil que nunca comprou na Internet (13%). Tradicionais, Convenientes, Digitais e Não Compradores Online têm comportamentos de consumo diferentes e, portanto, os motivadores desses públicos também divergem significativamente.

– Preço e Conveniência são os principais drivers de consumo na Internet e cada perfil do Neoconsumidor reage de maneira distinta a esses motivadores.

– As razões que desestimulam o consumo via web para 13% que nunca compraram online estão associados à desconfiança em receber o produto comprado: 51% têm medo de não receber o produto, 39% sentem medo de não receberem o produto correto e 23% não confiam que a loja virtual enviará o produto adquirido.

Se pensarmos que 90% das moradias no Brasil são residências horizontais (casas), o desafio da entrega e recebimento das encomendas é em parte justificado e precisa ser endereçado corretamente pelos varejistas. A exposição e a descrição dos produtos na web devem ser detalhadas a fim de minimizarem as chances de frustração do cliente.

Compreendermos a diversidade de perfis e comportamentos dos Neoconsumidores brasileiros torna-se, portanto um diferencial competitivo extremamente importante para subsidiar as decisões estratégicas de nossas empresas. O conhecimento completo de como os brasileiros se informam e consomem nos diferentes canais está disponível no estudo Neoconsumidor Brasil 2014 da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Por Célia Bastos, diretora de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

O perfil da Casa Brasileira

Próxima Postagem

Consumidor e consumo Mais por Menos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

Consumidor e consumo Mais por Menos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.