No mundo dinâmico do e-commerce, a experiência do cliente é rei. Cada clique, cada interação, cada transação contribui para a percepção da marca e a fidelidade do cliente. E quando se trata de transações online, a taxa de aprovação e conversão são métricas cruciais para o sucesso do negócio.
O monitoramento online surge como um aliado poderoso das empresas. Por meio de ferramentas e análises avançadas, oferecidas por tecnologias desenvolvidas ou adaptadas para o segmento de meios de pagamento, é possível identificar e eliminar gargalos no processo de pagamento, reduzir fraudes e, consequentemente, aumentar as vendas.
A fraude, infelizmente, é uma realidade no mundo online. Mas, tende a se desestabilizar com o monitoramento online, em que as marcas podem transformar essa ameaça em uma oportunidade. É preciso um esforço, tanto de investimento quanto de cultura, para que tenhamos os esquemas de fraude como estudo. Assim, possibilitamos compreender e identificar padrões, variáveis e até mesmo estratégias para otimizar a taxa de aprovação de transações legítimas.
Nesse cenário, as credenciadoras desempenham um papel crucial no combate à fraude e na otimização das transações online. Elas atuam como um elo fundamental entre os diferentes participantes do arranjo de pagamentos, incluindo bancos, adquirentes, bandeiras e varejistas. Por meio da expertise de mercado, as credenciadoras podem oferecer diversas soluções que beneficiam o e-commerce – tais como monitoramento e interação direta, fomento de reuniões estratégicas para o negócio e para que soluções sejam repensadas ou desenvolvidas.
As credenciadoras também possuem serviços que contribuem com a estratégia de cada negócio e que podem aumentar e muito o desempenho da conversão. Por exemplo, o card-on-file é usado principalmente na recorrência, como forma segura de armazenar os dados de cartão dentro do estabelecimento comercial e neste mesmo contexto de ambientes virtuais mais seguros, também a tokenização tem sido vista como uma solução que assegura o sigilo de dados sensíveis do cartão de crédito, substituindo-os por tokens únicos e com isso beneficiando a conversão.
Outra estratégia é a criação de estabelecimentos operando através de Cadastro Positivo, que é uma lista de clientes confiáveis. Este levantamento é dividido em clientes com ou sem histórico positivo de fraude, aumentando significativamente as chances de aprovação de suas transações. Dados comprovam que essa estratégia pode elevar a taxa de aprovação para até 98%, impulsionando as conversões e a lucratividade do negócio.
E todos estes pontos somados a stakeholders que primam por excelência por meio de monitoramento online e “BI” contribuem para identificar os desafios e oportunidades específicos de cada segmento, permitindo a criação de estratégias personalizadas para otimizar o processo de pagamento e, assim, intensificar a transformação do e-commerce.
Já imaginou o quanto sua credenciadora pode fazer por você? Portanto, utilize-a como provedora de serviços e como rede de relacionamento com os demais parceiros do arranjo para impulsionar seu negócio.
Ronaldo Trigo é diretor de Crédito e Prevenção a Fraudes da Fiserv Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
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