Neste momento de profundas mudanças do varejo com a transformação digital, as startups têm papel chave. Elas contribuem para a aceleração desse processo de adaptação e inovação. Grandes empresas do setor, como Carrefour e GPA, investem em parcerias com startups que desenvolvem soluções com base em tecnologia. A 100 Open Startups, empresa que conecta startups a grandes empresas, divulgou um ranking das melhores startups de varejo do Brasil.
O objetivo da classificação é dar visibilidade para as startups selecionadas pelo mercado, aumentando suas oportunidades de conexão com grandes empresas. As startups avaliadas fazem um registro, onde fornecem informações sobre seu perfil, os problemas que esperam resolver, as tendências tecnológicas das quais fazem parte, entre outras. Estes dados são usadas para determinar a pontuação inicial.
As informações são validades por meio de um sistema, que envia um link para uma fonte (como funcionários de uma grande empresa) que valida os dados. As informações são então auditadas pela equipe do 100 Open Startups. O processo de auditoria consiste em verificar se as informações fornecidas estão alinhadas com as definições utilizadas na metodologia do Ranking. Para ser elegível para o ranking, uma startup deve ter estabelecido um relacionamento com pelo menos três grandes empresas.
As primeiras colocadas no ranking são:
1 – Incentive.me – Plataforma de incentivo, engajamento e fidelidade que conecta empresas, vendedores e consumidores.
2 – STANDOUT – Solução de e-trade marketing para que marcas/indústrias criem vitrines de produto diferenciadas para e-commerces em real time diretamente na página de produto dos varejistas.
3 – Reduza – Startup dedicada a reduzir preços em até 30% em lojas online de forma rápida e ágil.
4 – Virtual Town – Cria ferramentas para a produção de aplicativos para marcas, incluindo experiências imersivas para varejo e muito mais.
5 – Shopper Update Management (SHOPPER UM) – Une customização com escalabilidade, tendo o objetivo de democratizar o acesso às tecnologias imersivas de realidade mista e inteligência artificial.
6 – Predify Smart Pricing – Software online que utiliza IA, Machine Learning e algoritmos preditivos para auxiliar empreendedores no estabelecimento de preços saudáveis e competitivos.
7 – Numenu – Oferece mini lojas de conveniência para carros de aplicativo. Gera a possibilidade de o motorista ter uma renda extra, além de trazer comodidade para os passageiros.
8 – Aqua Multitoque – Produção de catálogos e apresentações interativas. Para atender melhor e vender mais.
9 – Neomode – Plataforma especializada em novos canais de venda online integrados com lojas físicas, transformando-as em mini CD’s.
10 – Price Survey – Funciona como uma mineradora de dados. Coleta no varejo físico informações que são relevantes para empresas.
A atratividade é medida por meio de critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócio estabelecidas entre startups e grandes empresas.
* Imagem reprodução