Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O mercado de TI continua fomentando oportunidades para novos projetos de ESG

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
25 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O mercado de TI continua fomentando oportunidades para novos projetos de ESG

À medida que a consciência sobre questões ambientais, sociais e de governança cresce no Brasil e no mundo, as empresas brasileiras passaram a adotar uma abordagem mais proativa com foco em ESG, utilizando soluções em tecnologia para implementar projetos que não apenas impulsionam seus negócios, mas também promovem um impacto positivo em nossa sociedade e meio ambiente. 

O interesse crescente de clientes, fornecedores, funcionários e empresários nessa temática, desde a escolha da marca para consumo até mesmo o investimento, movimenta um mercado que obteve recorde de US$ 120 bilhões, com investimentos em ETFs (exchange-traded fund, ou fundo de índice) focados em ESG em 2021, mais do que o dobro dos US$ 51 bilhões em 2020, segundo a Forbes.

Mesmo com uma ligeira queda nos investimentos em 2023, a pesquisa BTA para a Exame mostrou que 62% das grandes empresas sofrem pressão do mercado por práticas integradoras dos fatores ambientais, sociais e de governança.

Essa dualidade de interpretações e movimentos reitera a importância de projetos ESG oferecerem uma maneira de avaliar não apenas o desempenho financeiro de uma empresa, mas também o seu impacto no meio ambiente, na sociedade e em suas próprias operações internas. Empresas que são socialmente responsáveis e têm práticas sustentáveis, muitas vezes, são vistas como mais atraentes para os investidores conscientes e consumidores éticos.

Como parte desse mercado e investimentos, a relação entre tecnologia e ESG está se tornando cada vez mais forte e evidente. Empresas nacionais estão adotando soluções inovadoras para melhorar a eficiência operacional e promover práticas de trabalho justas, mostrando que a tecnologia não é apenas uma ferramenta para otimizar processos, mas também um meio para a mudança sustentável.

Com a implementação de IoT, as empresas estão conseguindo monitorar e otimizar o consumo de energia em tempo real através de algoritmos avançados, que analisam dados para identificar padrões e permitem a redução significativa no desperdício de energia. Além disso, a tecnologia está sendo usada para criar cadeias de suprimentos mais transparentes, rastreando produtos desde sua origem até o consumidor final, reduzindo, assim, o desperdício e, mesmo que ainda engatinhando no Brasil, promovendo a logística reversa e aumentando a oportunidade da reciclagem de material.

Quando analisamos as oportunidades ligadas às pessoas, o uso de ferramentas para engajamento online está sendo utilizado no envolvimento ativo de comunidades, ouvindo os interesses de seus stakeholders e interagindo de maneira transparente e ágil. O foco em práticas ligadas ao ESG está fazendo com que muitas empresas busquem por tecnologia capaz de capacitar suas estruturas para serem mais responsivas às necessidades sociais, melhorando a comunicação e construindo relacionamentos significativos.

Estamos num momento importante em que a tecnologia está democratizando o acesso à educação sobre questões ESG e as empresas precisam buscar por soluções para aumentar a conscientização entre funcionários, investidores e comunidades locais. Como parte de um dos pilares, o conhecimento é uma ferramenta poderosa para a mudança, e a tecnologia está garantindo que esse conhecimento seja amplamente acessível.

O avanço contínuo da tecnologia e a exigência no comportamento do público, seja ele trabalhador, consumidor ou investido, fazem com que o ESG deixe de ser apenas uma vantagem competitiva e se torne uma necessidade para as empresas que desejam prosperar em um mundo em que a sustentabilidade e a responsabilidade social são, cada vez mais, prioridades centrais.

O casamento entre tecnologia e ESG não é apenas uma tendência passageira, é a chave para um futuro empresarial mais ético, sustentável e bem-sucedido.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Frango Assado entra na casa do consumidor com produtos congelados

Próxima Postagem

New Balance abre primeira loja conceito no Brasil, com foco em experiência

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
New Balance abre primeira loja com conceito no Brasil, com foco em experiência

New Balance abre primeira loja conceito no Brasil, com foco em experiência

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.