Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo é maior do que os problemas de curto prazo

Momentum nº 1.004

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
26 de fevereiro de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
varejo

A conjugação de problemas com algumas empresas de varejo tem gerado uma distorção na percepção sobre o momento e a importância estratégica do setor, levando a perigosas generalizações que distorcem a realidade.

O setor de varejo representa 27,4% do PIB brasileiro e com tendência de crescimento em sua participação, pois no ano 2000 representava 23,6%. Nos Estados Unidos, como referência, é 22%.

O varejo é o maior empregador privado no Brasil. Na soma do varejo, comércio e alimentação fora do lar, temos 8,6 milhões de pessoas envolvidas e 20% do emprego formal. Se considerarmos os níveis de informalidade conhecidos, esse percentual supera os 30% de participação.

Problemas envolvendo Lojas Americanas, Livraria Cultura, Marisa e Tok&Stok, apenas para citar as mais mencionadas nas últimas semanas, são específicos e cada um tem suas condições próprias que não deveriam, por desinformação e precipitação, estimular análises e conclusões precipitadas envolvendo risco sistêmico para o setor.

Ao contrário.

Carrefour, Pão de Açúcar, Assaí, Atacadão, Leroy Merlin, Boticário, Cacau Show, Arezzo/Reserva, Mercado Livre, Via, Magalu, McDonald’s, Burger King, Bob’s, Petz, Cobasi, Raia Drogasil, Pague Menos, Panvel e mais a maioria das redes de varejo continuam expandindo, abrindo lojas e crescendo em sua atuação multicanal especialmente depois de superados os difíceis momentos vividos durante a crise da pandemia.

O setor se fortaleceu pela crescente integração da tecnologia e o digital aos seus negócios visando racionalização das operações e mais ampliação e melhoria dos serviços aos omniconsumidores.

O maior conhecimento e monitoramento desses consumidores ampliou a vantagem competitiva do setor, pois essas informações, atualizadas e consistentes, permitem ampliação de atividades e ensejam o desenvolvimento dos Ecossistemas de Negócios que, no Brasil, tem sido liderado pelo varejo e só mais recentemente seguido por organizações de outros setores como Vivo, Porto Seguro e outras.

É inegável que algumas empresas e shopping centers têm enfrentado dificuldades para se adaptar à velocidade, dimensão e profundidade das mudanças, mas isso não deveria contaminar a visão mais ampla e estratégica do setor.

Poder melhor entender o consumidor faz com que o varejo global e local mais estruturado tenha avançado de forma consistente para o desenvolvimento de marcas próprias em praticamente todas as categorias de produtos. Esse processo tem acelerado também no Brasil nos últimos anos e continuará a crescer nos próximos, melhorando rentabilidade, diferenciando e criando novas vantagens competitivas.

Da mesma forma, amplia as possibilidades de desenvolvimento de produtos e serviços financeiros, usualmente em conjunto com os conglomerados do setor, e amplia sua atuação incorporando outros serviços e soluções, como tem ocorrido na área de alimentação fora do lar.

Essa vantagem competitiva e estratégica representada pelo conhecimento pleno dos hábitos, desejos e comportamento dos omniconsumidores em todo o mundo também está trazendo protagonismo crescente para o varejo e ensejando que corporações industriais e globais de consumo, como Nestlé, Unilever, JBS, P&G e muitas mais se movam para criar seus braços de atuação direta no varejo, o que fortalece ainda mais o setor e aumenta sua representatividade e protagonismo na economia.

É verdade que novos hábitos e o crescimento do digital, além do avanço do home office, precipitaram um redesenho da geografia do consumo que exige realocação de lojas e operações para atender a essa nova realidade. Mas isso é fenômeno global e por essa razão temos dito que, nos Estados Unidos, a maior rede de lojas é a “Retail Space Available”, sinalizando esse processo dinâmico de mudança de mercado, especialmente por lá onde existe uma clara saturação de número de lojas.

Totalmente diferente do Brasil, onde o dinamismo do mercado, uma população das mais jovens do mundo, com média de pouco mais de 30 anos de idade, em crescimento, enseja a expansão de negócios ligados ao consumo, varejo e com crescente integração de serviços e soluções em sua oferta.

O problema Americanas tem a ver com práticas que o tempo e as investigações deixarão claras, assim como a extensão de conhecimento e as orientações para sua implantação. O que não se tem dúvidas é de que tinham a finalidade óbvia de maximizar resultados reportados de curto prazo a qualquer preço.

Na Marisa e Tok&Stok, os problemas têm a ver com questões de estratégia e gestão e não são estruturais, pois outras do mesmo segmento continuam evoluindo apesar do agravamento da concorrência, cada vez mais global, que é um fenômeno permanente.

Na Livraria Cultura, envolve questões mais estruturais de mudanças de hábitos, mas outras do setor têm buscado caminhos, e encontrado, e estão expandindo negócios.

É preciso cautela, informação e visão para entender que problemas pontuais com algumas organizações não representam questões estruturais para todo o setor que, ao contrário, no Brasil tem crescido em sua representação e importância na economia e na sociedade e deveria também crescer na sua importância política.

Mas essa é uma lição de casa que precisa ser feita.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Sodimac e shoppings arrecadam doações para população no litoral norte de São Paulo

Próxima Postagem

A história por trás do novo café com azeite da Starbucks

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
A história por trás do novo café com azeite da Starbucks

A história por trás do novo café com azeite da Starbucks

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.