Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Casino tem alta nas vendas na América Latina e na França

Redação de Redação
26 de julho de 2019
no Notícias, Supermercados
Tempo de leitura: 3 minutos
Casino reduz Ebitda e vendas no 1º semestre, em meio a processo de reestruturação financeira

O Grupo Casino divulgou o balanço dos resultados financeiros do primeiro semestre e segundo trimestre de 2019. Na América Latina, as vendas do grupo varejista francês registraram crescimento de 10,1%. Um dos principais motivos para esta alta foi o desempenho sólido da bandeira Assaí no Brasil, na primeira metade do ano.

Com aumento de 3,5% em vendas líquidas no período, o grupo teve lucro operacional de 347 milhões de euros, também alavancado pelo lucro comercial do GPA, que cresceu 7% em bases orgânicas, excluindo créditos fiscais.

No segundo trimestre de 2019, as vendas do GPA e do Éxito tiveram crescimento orgânico de 8,8% e de 3,8% dentro do conceito mesmas lojas. Graças ao sucesso do atacarejo e expansão contínua, o Assaí registrou ganhos de 8,1%, no critério mesmas lojas, e de 23,2% no orgânico.

As vendas da Multivarejo foram reduzidas durante o trimestre, principalmente refletindo a base desfavorável de comparação criada pela Copa do Mundo de 2018. O e-commerce registrou crescimento de 37% e continuou uma forte expansão, com introdução de novos serviços de entrega e aumento da penetração do app Meu Desconto (9,2 milhões de downloads).

O processo de venda da participação do GPA na Via Varejo foi realizado em junho deste ano, por um preço de €615m. No mesmo mês, foi lançado um projeto para simplificar a estrutura do Grupo na América Latina, particularmente combinando todas as atividades do GPA e migrando as quotas da empresa para o Novo Mercado, que é um segmento líquido que oferece acesso a uma base estendida de investidores internacionais.

Na França, todas as bandeiras apresentaram crescimento, sobretudo na categoria mesmas lojas. No segundo trimestre, as vendas mesmas lojas cresceram 0,7% e 2,5% na análise de dois anos. No primeiro semestre de 2019, as vendas líquidas consolidadas cresceram mais de 3,5% em uma base orgânica, chegando a €17,8 bilhões.

A bandeira de descontos Cdiscount apresentou forte aceleração no crescimento do volume bruto de mercadorias, de 13% no segundo trimestre de 2019, com uma cota de mercado de 40,1%. O lucro comercial da bandeira na França foi de €151m, com crescimento de 11 pontos na margem do varejo, com aluguéis adicionais relacionados ao plano de alienação mais do que à compensação pela redução líquida nos custos. A margem do EBITDA da Cdiscount ficou cima de +96bps, em conexão com a cota do mercado.

O Grupo Casino iniciou um plano de redução de custos desenvolvido para gerar pelo menos €200m em redução de custos até 2020. Uma economia de €60m foi alcançada no primeiro semestre de 2019, graças à otimização das despesas da sede (bandeira e corporativa) e dos custos de loja (economia de €29m); melhores condições de compra para bens que não são para revenda; sinergias em logística entre bandeiras (economia de €15m). Para o segundo semestre, o Grupo pretende alcançar €70m em redução total de custos, elevando o total do ano para €130m, indo além da meta inicial de €100m, levando em conta o progresso feito nos planos de ação para o primeiro semestre que estão adiantados no cronograma.

A companhia também lançou no fim de 2018, um plano para a alienação e fechamento de lojas deficitárias, o chamado Plano Rocade. Até o momento, 56 lojas foram alienadas, das quais 39 são lojas integradas, incluindo 15 hipermercados, e 118 lojas foram fechadas, incluindo 56 lojas integradas. Essas transações representam ganho de €52m em lucro comercial em uma base anual para lojas integradas e €27m para as franquias-master nas quais o Grupo tem 49% de participação.

Custos não recorrentes de €85m foram incluídos no plano e são amplamente cobertos por proveitos da alienação de €233m. O desenvolvimento do plano continuará no segundo semestre, a fim de conquistar um ganho total de €90m em lucro comercial em uma base anual.

A empresa apresentou um forte crescimento no e-commerce, de 28%, além da extensão da oferta na Amazon para Paris, seus subúrbios e outras cidades francesas. O e-commerce Cdiscount, considerando apenas produtos não alimentares, teve crescimento orgânico de 11%.

O grupo investiu nos formatos flutuantes de lojas, com a abertura de 30 novas unidades premium e de conveniência no primeiro semestre de 2019. A abertura de 50 novas lojas está planejada para o segundo semestre deste ano.

As vendas de produtos orgânicos cresceram 7,8% no primeiro trimestre e o e-commerce 11,5%. As vendas brutas de produtos alimentares no e-commerce aumentaram 28%, chegando a €187m, devido, principalmente, à parceria com a Amazon.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

SPOILER ALERT: Aprendizados da China – Parte 3

Próxima Postagem

97% pesquisam no e-commerce antes de comprar em lojas físicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
97% pesquisam no e-commerce antes de comprar em lojas físicas

97% pesquisam no e-commerce antes de comprar em lojas físicas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.