Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Volkswagen, Volvo e Scania entram no negócio de aluguel de caminhões

A frota de caminhões para locação subiu de 15,8 mil unidades, em 2021, para 34,1 mil neste ano

Redação de Redação
26 de outubro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Volkswagen, Volvo e Scania entram no negócio de aluguel de caminhões

A oferta de caminhões para locação dobrou de tamanho neste ano, acompanhando o aumento da demanda, e chamou a atenção das fabricantes. Uma após a outra, elas estão criando empresas próprias para disputar esse filão. Nos últimos três meses, três montadoras – Volkswagen, Volvo e Scania – anunciaram divisões para atuar no aluguel de pesados. Randon e Gerdau fizeram uma parceria com a mesma finalidade, e Mercedes-Benz e Iveco também avaliam a entrada no segmento.

Até pouco tempo atrás disponível apenas nas locadoras, a frota de caminhões para locação subiu de 15,8 mil unidades, em 2021, para 34,1 mil neste ano (até setembro), segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras (Abla).

As montadoras não divulgaram ainda quantos veículos serão ofertados para locação, e nenhuma quis fazer uma simulação de comparativo de preços alegando que há muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração no cálculo. Elas vão disputar mercado com empresas especializadas como Vamos, Localiza e Ouro Verde.

Seguindo a mesma tendência dos automóveis, em que consumidores veem vantagens em alugar um veículo em vez de ter sua posse, grandes frotistas começam a entender que é melhor focar na distribuição de produtos e deixar a administração da frota para terceiros. A locação de caminhões já é um grande negócio em países da Europa “e deve crescer muito no Brasil nos próximos anos”, avalia Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da Abla.

Segundo o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), Roberto Cortes, com a pandemia muitas empresas encontraram dificuldades em obter crédito para a compra de caminhões e estão optando pelo aluguel. Em agosto, o grupo lançou o VW Truck Rental, serviço em parceria com o banco da marca – o Volkswagen Financial Services -, tornando-se a primeira montadora a entrar nesse negócio no País.

Serviços incluídos

A VWCO oferece contratos de 30 a 60 meses que incluem, entre outros itens, serviços de gestão de manutenções preventivas ou corretivas nas revendas da marca, seguro, sistema de telemetria, gestão de multas, documentação, pagamento de IPVA e carroceria.

Miguel Junior avalia que a entrada das montadoras no ramo de locação vai ajudar esse mercado a crescer ainda mais. Ele destaca que uma das vantagens das fabricantes em relação às locadoras será justamente a oferta de serviços, especialmente de manutenção, nas próprias revendas das marcas. Locadoras também oferecem esse serviço, mas não necessariamente feito por revendas autorizadas.

A Locadora Volvo, divisão criada no mês passado, vai operar na locação de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, com prazos de 24 a 60 meses.

A entrada da empresa no ramo, segundo José Olimpio Francisco, diretor de desenvolvimento de mercado da Volvo Financial Services, visa a atender a uma nova demanda. “Observamos uma tendência de locação de bens no transporte de cargas e logística em setores da indústria, agronegócio, mineração, construção e florestal”, diz Francisco.

Segundo ele, dados do Renavam mostram que, em 2018, os emplacamentos de caminhões para locadoras representavam menos de 3% do total de veículos entregues. Já neste ano, o volume acumulado até agosto chega a 11%. Em mercados mais maduros, como EUA e Europa, a participação pode variar de 15% a 25% do total de caminhões que entram em circulação.

Segundo ele, uma das vantagens é fazer a locação de acordo com a sazonalidade das operações das empresas ou para suprir projetos específicos, utilizando veículos novos que serão devolvidos ao fim do contrato. Outro benefício, na visão da Volvo, é a não necessidade de investimento em ativos. O locatário assume as parcelas mensais e pode alocar os pagamentos como despesa em seu balanço.

Caminhões mais caros

O movimento ocorre num momento em que há uma mudança nas regras de emissões e consumo nos veículos pesados, lembra Flávia Spadafora, responsável pela área automotiva da consultoria KPMG. A partir de janeiro, os novos veículos terão de cumprir metas mais rígidas, o que exigiu a adoção de novas tecnologias que vão encarecer os preços entre 15% e 20%.

Divulgada por KPMG, SAE Brasil (que reúne engenheiros automotivos) e pela editora Autodata, uma pesquisa recente mostra que 45% de potenciais compradores de caminhões dizem ver a locação como alternativa.

Entre as vantagens consideradas mais importantes pelos que responderam a pesquisa, 33% citaram o maior fluxo de caixa e capital disponível para outros investimentos; 23,1%, a gestão de manutenção, documentação e multas; 19,8%, não ter preocupação com desmobilização e venda de ativos; 15,7%, benefícios fiscais e tributários; e 7,4%, outros fatores.

Na semana passada, foi a vez de a Scania anunciar a criação da Scania Locação, que iniciará operações em janeiro e será administrada pela própria fabricante. Além dos caminhões Euro 6, a frota para aluguel terá veículos movidos a gás natural e/ou biometano.

Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania, afirma que a locação não vai substituir as vendas dos novos, mas expandir o perfil de operação da marca. “Começamos a perceber uma tendência de aceitação pelo aluguel de caminhões, mudando um pouco o perfil conservador do transporte brasileiro”, diz Munhoz.

Também com contratos de 24 a 60 meses, a locação incluirá pacote de serviços de conectividade e monitoramento, programas de manutenção e assistência técnica 24 horas.

Em preparação

A Randon, fabricante de carretas, freios e suspensões, e a Gerdau criaram em setembro uma joint venture para entrar no segmento de locação de caminhões e equipamentos. A nova empresa, ainda sem nome, receberá investimentos de R$ 250 milhões até 2024.

O vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, diz estar discutindo com a rede de lojistas e com o banco da marca quando e como o grupo poderá entrar na locação. Em sua opinião, os modelos que estão sendo lançados “são pouco atrativos”.

Outra fabricante que oferecerá serviço de aluguel, mas ainda não definiu a data, é a Iveco.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Correios Log+, novidade dos Correios, oferece suporte logístico completo ao e-commerce

Próxima Postagem

Gartner anuncia as 10 principais tendências tecnológicas para 2023

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Gartner anuncia as 10 principais tendências tecnológicas para 2023

Gartner anuncia as 10 principais tendências tecnológicas para 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.