A Mercedes-Benz está negociando a venda de suas operações na Rússia para o investidor local Avtodom, com o acordo final dependendo do aval de autoridades russas, afirmou o diretor financeiro da montadora alemã, Harald Wilhelm, nesta quarta-feira, 26.
Wilhelm, que falou durante teleconferência com analistas sobre o balanço trimestral da Mercedes-Benz, disse que a decisão não terá nenhum efeito adicional nos lucros da empresa além do que já foi divulgado.
Até agora este ano, a montadora contabilizou despesas de cerca de 709 milhões de euros relacionadas aos negócios na Rússia, afirmou um porta-voz.
Em março, a Mercedes-Benz anunciou a suspensão de exportações para a Rússia e da produção local em meio à guerra na Ucrânia.
Outras empresas
Várias multinacionais resolveram deixar a Rússia em função da guerra na Ucrânia. A montadora francesa Renault anunciou, em maio, acordo para vender 100% de suas ações na Renault Rússia para o governo da cidade de Moscou e sua participação de 67,69% na AvtoVAZ, o maior fabricante de carros da Rússia, para a NAMI, um centro automotivo de pesquisa e desenvolvimento apoiado pelo governo russo.
Também em maio o McDonald’s iniciou o processo de venda de seus restaurantes depois de mais de 30 anos no país. O licenciado atual Alexander Govor, que opera 25 restaurantes na Sibéria, concordou em comprar 850 estabelecimentos e operá-los sob um novo nome.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock