Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os 6 fatores que NÃO vão mudar no varejo e no consumo

Momentum nº 995

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
26 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Eis a síntese do que entendemos que NÃO irá se alterar no varejo e no consumo nos próximos anos.

Este é aquele período do ano em que muitas previsões e análises são feitas abordando o que pode mudar e as tendências para um novo ciclo. Especialmente às vésperas da posse de um novo governo no Brasil, opositor ao anterior, é de fato relevante rever o que pode mudar nesse novo período. E isso talvez mereça um novo artigo proximamente.

Mas algumas coisas não irão se alterar e sua avaliação ajuda a entender o processo de evolução do próprio mercado e devem ser consideradas quando são repensados investimentos, prioridades, ameaças e oportunidades.

Eis a síntese do que entendemos que NÃO irá se alterar no varejo e no consumo nos próximos anos.

1. Aumento da participação do varejo de valor no total dos setores

É o resultado direto de uma conjugação de fatores que inclui um consumidor mais racional e ainda mais bem informado, pressionado por um quadro com baixo crescimento da renda real e um ambiente econômico global e local pressionado pelas circunstâncias que estimulam uma visão cautelosa da realidade de curto, médio e longo prazos. Para a maioria absoluta da população, o real mercado, esse quadro impõe um comportamento mais comedido de compras e consumo com escolhas de produtos, marcas, canais, formatos de lojas e negócios que ofereçam mais por menos. Até onde é possível prever, esse é um comportamento que não irá se alterar proximamente;

2. Aumento da concentração no varejo

O cenário mais competitivo gerado por um consumidor mais orientado para valor e as transformações precipitadas pela tecnologia e o digital levam a um processo natural de aumento do nível de concentração no varejo local e também nos mercados mais desenvolvidos. Com isso deve aumentar a participação dos cinco maiores operadores no conjunto dos negócios de cada setor, que é a medida de concentração de mercado usualmente usada. Isso ocorrerá em especial nos segmentos de alimentos, moda, eletrônicos, material de construção, artigos esportivos e alimentação fora do lar. Com algumas eventuais poucas exceções envolvendo novas categorias e segmentos, como os ligados ao digital e tecnologia;

3. Elevado nível de Informalidade

A conjugação perversa da alta carga tributária com sistemas burocráticos anacrônicos e mais a ausência de controle efetivo das importações subtaxadas contribuíram para o aumento do nível de informalidade no varejo brasileiro nos últimos anos, apesar do trabalho do próprio governo e dos segmentos formais de mercado para sua inibição. A perspectiva de uma reforma tributária com previsto aumento da carga de impostos incidentes no consumo deverá estimular alternativas de burla que devem manter elevado o nível de informalidade, ao menos no curto e médio prazos;

4. Aumento da participação dos alimentos prontos no conjunto das despesas com alimentação

É um movimento global que também ocorre no Brasil e tenderá a persistir. As mudanças dos hábitos das famílias envolvendo trabalho e alimentação levaram à expansão do percentual dos dispêndios com alimentos prontos ou semiprontos no total dos gastos com alimentação. No Brasil esse percentual está num patamar de 36% e com clara tendência de crescimento pela conjugação de uma demanda crescente pelo lado consumo e o aumento da oferta por pelo setor de foodservice com novas alternativas e níveis de serviço;

5. Alto nível competitividade no mercado

É o resultado direto de um cenário com consumidores ainda mais informados e conectados, vale dizer empoderados, mais focados em valor, com tendência de aumento da concentração de mercado e a importância de aumento de investimentos em tecnologia e digital para atender às demandas emergentes. Sem falar na informalidade, que permite operações com preços mais baixos concorrendo com o varejo formal. Esses elementos pressionam as margens brutas do varejo e os custos operacionais, gerando maiores pressões na rentabilidade líquida dos negócios que ainda são obrigados a continuarem investindo em novas plataformas de tecnologia em busca de racionalização de custos e melhoria da experiência dos consumidores. Como resultado temos um quadro de aumento da competitividade que também acelera a concentração;

6. Importância estratégica do varejo

A conexão direta com consumidores e a capacidade de monitorar, criar e desenvolver novos negócios e atividades usando o conhecimento atualizado sobre hábitos, desejos e comportamentos do mercado, segmentado, individualizado e preditivo, geraram para o setor de varejo um protagonismo natural. Esse processo se acelerou quando diversas organizações globais e locais se reestruturaram e se assumiram como Ecossistemas de Negócios, como foi o caso de Amazon e Walmart. Esse caminho foi seguido no Brasil por Magalu, Via, O Boticário e Americanas. O movimento estratégico estimulou que outros negócios e organizações também se reorganizassem com a mesma lógica, assumindo uma vertente varejista, como foi o caso de Ambev, Porto Seguro, Portobello, JBS e Vivo. Esse reposicionamento ampliou e continuará a ampliar a importância estratégica do setor, “anabolizado” pela crescente e decisiva incorporação dos canais e recursos digitais que permitem expandir as áreas, setores, segmentos e geografias de atuação, potencializando ainda mais seus ativos tangíveis e intangíveis.

Sem dúvida existiriam outros fatores que não se alterarão nos próximos tempos para o conjunto das atividades do varejo e do consumo, com potenciais variações geográficas e por segmentos. Essas seis nos parecem aquelas mais relevantes para serem consideradas quando se fizer uma análise mais abrangente do cenário e deveriam ser consideradas quando se pensa o presente e o futuro próximo desses setores.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

ONU receberá delegação brasileira às vésperas da NRF 2023

Próxima Postagem

O futuro do varejo está no equilíbrio entre o físico e o digital, diz VP da Salesforce

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
O futuro do varejo está na combinação entre o físico e o digital

O futuro do varejo está no equilíbrio entre o físico e o digital, diz VP da Salesforce

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.