Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sempre café: hábitos e evolução

Cristina Souza de Cristina Souza
26 de dezembro de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
café

Em maio de 2023, tive a oportunidade de palestrar na NRA Show, maior feira de foodservice das Américas, e parte do meu storytelling foi a importância do agronegócio e sua conexão com os demais elos da cadeia de foodservice nacional até que o produto chegue ao consumidor.

Sob o olhar da competência brasileira na produção agrícola, gostaria de encerrar o ano destacando o café, já que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Em 2023 deve atingir cerca de 54 milhões de sacas do grão beneficiado, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Além disso, é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

O café é servido em todos os tipos de estabelecimentos, incluindo os non foods, porém, nesse artigo, gostaria de fazer um recorte a partir de um estudo recente da Data Driva, que identificou 30.336 estabelecimentos como cafeterias no Brasil, sendo que 39% são MEIs.

O conceito de cafeteria existe desde a década de 70 e dia a dia vem sendo aprimorado. Hoje o consumo anual de café premium no País é de 70 mil toneladas, o que reforça essa evolução.

A etapa de torrefação, antes feita em grande escala, tornou-se possível de ser realizada de forma descentralizada e em pequenas quantidades, o que imprimiu ainda mais valor ao processo, estimulando o consumo a partir dos aromas dispersados.

Para preparar o café com técnicas adequadas e extrair o melhor do grão, entregando uma ótima experiência ao cliente, na década de 90, a profissão de barista ganhou investimentos e tornou-se conhecida. Esse profissional assumiu o papel de embaixador de cafés de qualidade, mas, principalmente, de educador dos consumidores sobre as variedades de café e dos diferentes métodos de preparo.

Assim como ocorreu com a profissão de chef de cozinha, a profissão de barista ganha holofotes e surgiu um movimento de migração de funcionários para empreendedores, compondo a massa dos 39% de cafeterias registradas como MEIs, muitas delas autorais.

As redes de cafeterias nacionais e internacionais apresentam uma oferta robusta de itens complementares para assegurar a alavancagem de faturamento. Já os negócios liderados por empreendedores focam na bebida, na experiência e fazem a curadoria de produtos complementares. Além disso, seguem apresentando novas formas de consumo como drinks a base de café, café gelado, café extraído a frio e muito mais.

Em 2006, o café em cápsula chegou ao País e o potencial risco para cafeterias virou uma grande alavanca de crescimento, já que muitas pessoas que não tinham o hábito de consumo do café espresso, por exemplo, passaram a apreciá-lo gerando um crescimento de 20% em 6 anos.

No âmbito das operações comerciais, para além das cafeterias, há um desafio importante de mão de obra especializada. Então, as empresas de equipamentos buscaram alternativas de automatização, adicionando mais tecnologia aos equipamentos, mas, principalmente aos produtos.

Em 2012 o consumo interno atingiu 20 milhões de sacas e desde então não caiu. Atingiu o pico de 22 milhões e segue oscilando entre 20-22 milhões de saca, tornando-o um mercado consistente.

Mas, tomar café no Brasil deve ficar mais caro no curto prazo e ao logo dos próximos anos, pois a Euromonitor prevê grandes oportunidades de crescimento geradas pelo novo hábito de consumo na Ásia, Oriente Médio e África, novamente estimulando a exportação e, provavelmente, afetando a oferta de cafés gourmet para o mercado nacional a preços competitivos.

Te espero para um café em 2024!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Penalty faz parcerias estratégicas com influenciadores e cresce nas redes sociais

Próxima Postagem

Cinco tendências do varejo que serão destaque na NRF 2024

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cinco tendências do varejo que serão destaque na NRF 2024

Cinco tendências do varejo que serão destaque na NRF 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.