Em momentos de complexidade e adversidade, como os que o setor hoteleiro tem passado em meio à pandemia de covid-19, os valores da empresa devem ser “colocados na mesa”. Isso passa segurança aos colaboradores – mesmo àqueles que veem colegas sendo desligados ou se sentem, eles mesmos, sujeitos a um afastamento.
“Há poucas coisas mais desengajadoras do que perceber que, nessa hora, todos os valores declarados não estão mais presentes”, diz o consultor Rogério Cher. Ele foi um dos participantes do webinar “Engajamento de corpo e alma: a turbulência mostra quem é o líder”, promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) em parceria com a Mercado&Consumo, a quinta etapa de uma série de seis eventos que tratam das perspectivas do setor hoteleiro no País.
Destacar os valores e propósitos da Accor foi, de fato, uma das formas de encarar a crise, diz o VP de Talento e Cultura da rede, Fernando Viriato. “A gente procurou fazer com que a liderança tivesse proximidade com as equipes, preocupando-se com as pessoas como indivíduos. Isso nos ajudou desde o começo da pandemia até hoje. Voltamos ao básico, que é ouvir as pessoas atentamente.”
A VP de Pessoas, Finanças e Jurídico na Atlantica Hotels, Flavia Buiati, destaca que as empresas que atuam no setor hoteleiro têm como propósito cuidar de pessoas – hóspedes, colaboradores e investidores. E, na pandemia, esse propósito foi colocado à prova. “Foi um momento desafiador para nós exercitarmos nosso propósito de cuidar. Precisamos olhar não só para trabalho que precisava ser feito, mas como as pessoas se sentiam naquele momento”, relata.
As medidas tomadas pelas duas empresas foram várias. A Accor deu pacotes de benefícios para colaboradores que foram desligados ou tiveram redução salarial. A Atlantica aumentou a transparência nas comunicações. Para muita gente, relata Cher, as lives feitas pelos presidentes das empresas foram muito valiosas – e esse é um hábito que deveria permanecer.
Passada o que se espera que tenha sido a fase pior da pandemia, os executivos se veem diante de novos desafios. Para Fernando Viriato, essa pode ser uma oportunidade de trazer de volta quem foi desligado na crise. Para Flavia Buiati, é preciso investir na capacitação dos líderes para que eles consigam engajar os times.
“Essa grande confusão nos trouxe um ganho de aprendizagem. A crise trouxe um álibi para a liderança decidir, tomar decisões corajosas”, diz Rogério Cher.
Outros encontros
O primeiro webinar da Trilha do Conhecimento promovida pela Mercado&Consumo e pelo FOHB, “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil“, foi realizado no mês de abril, e contou com a participação do sócio-diretor da HotelInvest, Pedro Cypriano, que apresentou as conclusões da 15ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, realizado pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
No segundo, “Bleisure, nomadismo virtual e viagens-revanche: você está preparado para o turismo pós-vacina?“, em maio, o foco foi o novo comportamento do viajante de lazer e de negócios e o impacto no setor hoteleiro. As tendências foram detalhadas por Carol Haro, fundadora e sócia-diretora da Mapie.
O terceiro, cujo tema foi “Superapp e social commerce: quais suas armas contra a guerra tarifária?“, foi realizado em junho. Executivos de Rappi Travel e da P2D falaram das inovações digitais para atrair público e otimizar inúmeros serviços de distribuição de viagens no setor.
No quarto, executivos de multinacionais contaram o que tem ocorrido fora do Brasil e deve ser tendência também aqui na retomada das viagens. O webinar “Portas abertas: a realidade por trás da bola de cristal – A hotelaria internacional na retomada” contou com a participação de Fernando Bacalá, diretor de Vendas no Hilton SP Morumbi, Ronaldo Linares, Latin America Travel Manager da Accenture, e Vinicius Luiz, Head Latam Travel da Unilever.
Os encontros completos podem ser conferidos no canal do FOHB no YouTube e um resumo dos principais momentos pode ser acompanhado nos canais de podcast da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato