A quarta-feira é o dia da semana em que duas paixões nacionais se reúnem para celebrar. Futebol e cerveja são como Pelé e Garrincha sincronizados em campo durante os 90 minutos de jogo. Nesse dia, tradicionalmente, o torcedor pega a sua cervejinha preferida e acompanha pela TV ou streaming o seu time do coração. O ritual, enraizado na cultura popular, despertou a atenção de uma franqueadora de minimercados autônomos, que registrou um aumento exponencial na venda da bebida antes do início da transmissão das partidas.
A pesquisa que cruzou os dados da ocasião de consumo com o aumento das vendas de cervejas foi realizada pela Honest Market Brasil (HMBR), uma rede franqueadora de minimercados autônomos. Com base nas 300 unidades que a startup possui, em 23 estados brasileiros, o levantamento identificou que, no período das 17h às 19 horas, das quartas-feiras em que os jogos são transmitidos em tv aberta, o número das vendas em geral quase dobrou e a compra de cerveja ocupou o primeiro lugar. Porém, se forem considerados os itens mais consumidos, a bebida ocupou as oito primeiras posições no ranking, variando, somente, a marca escolhida.
A HMBR mensurou os números em uma única quarta-feira. Na data do estudo, também foram avaliadas as marcas mais consumidas. A Heineken ficou com o primeiro lugar, com 500 unidades vendidas no período pré-jogo. Em seguida, Amstel e Antartica foram as que mais venderam, mas, de acordo com a franqueadora, o volume movimentado por ambas as cervejarias equivale a pouco mais da metade do resultado da primeira colocada.
Quanto ao faturamento dos minimercados, o aumento foi de 51,45% das 18h às 19h.
Posteriormente, a HMBR realizou uma análise comparativa para testar o consumo crescente de cervejas nos dias de jogos, no meio da semana, e estendeu o estudo para um bimestre. A franqueadora registrou crescimento das vendas do produto em 27% entre a primeira e a segunda semana e de quase 30% na comparação entre a quinta e a sexta semana de observação.
Para Ana Paula Moraes, cofundadora e diretora-geral da Honest Market Brasil, os dados surpreenderam por causa das proporções. “É claro que, no Brasil, existe essa cultura de que a quarta-feira é dia de jogo, um momento de relaxar e torcer com os amigos. Também é automático que se pense no consumo de cerveja neste dia da semana. O que nos surpreendeu, de fato, foi a proporção que isso tomou. É uma evolução muito grande no faturamento geral das unidades e indica uma mudança brusca e importante no comportamento do consumidor”, comenta.
As unidades da HMBR funcionam majoritariamente em condomínios e prédios residenciais e contam com um sistema de monitoramento que permite aos franqueados acompanharem as vendas de suas lojas em tempo real.
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