Em reestruturação, Alibaba planeja se desmembrar em seis grupos

Os grupos terão seus próprios CEOs que se reportarão a suas respectivas diretorias

O Alibaba planeja desmembrar seus negócios em seis grupos separados, na maior reestruturação do gigante de comércio eletrônico chinês, em um anúncio feito apenas um dia após seu cofundador Jack Ma ter sido avistado na China depois de passar quase um ano no exterior. Segundo comunicado, o Alibaba vai se tornar uma holding company administrada pelo atual presidente e CEO, Daniel Zhang.

Os negócios serão desmembrados em seis grandes áreas: nuvem, comércio eletrônico na China, comércio eletrônico global, mapeamento digital e entrega de alimentos, logística, e mídia e entretenimento.

Os seis grupos terão seus próprios CEOs que se reportarão a suas respectivas diretorias e serão totalmente responsáveis pelo desempenho de cada unidade. O grupo de comércio eletrônico doméstico continuará sendo uma unidade de propriedade integral do Alibaba.

“Cada um dos novos grupos poderá levantar recursos e lançar ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) de ações no momento oportuno”, disse Zhang em carta aos funcionários da empresa.

Como serão os grupos

Zhang também atuará como CEO do Cloud Intelligence Group. Este grupo abrigará toda a nuvem, atividades de inteligência artificial e empresas como a DingTalk.

O Taobao Tmall Commerce Group será liderado pela veterana do Alibaba, Trudy Dai, e incluirá atividades comerciais na China, como os mercados digitais Taobao e Tmall, a plataforma de valor para o dinheiro Taobao Deals, o negócio de mercado comunitário Taocaicai, o mercado atacadista 1688.com e outros negócios.

O Grupo de Serviços Locais terá Yu Yongfu como CEO e englobará a plataforma de navegação Amap, Ele.me de serviços de entrega e outros negócios. Wan Lin continuará como CEO da Cainiao Smart Logistics.

O Global Digital Commerce Group será liderado por Jiang Fan como CEO e abrangerá as empresas de comércio internacional Lazada, AliExpress, Trendyol, Daraz e Alibaba.com.

Enquanto isso, Fan Luyuan será CEO do Digital Media and Entertainment Group, incluindo a terceira maior plataforma de vídeo on-line de formato longo da China, Youku, a Alibaba Pictures, listada em Hong Kong, e outras empresas.

“A reorganização desbloqueia a avaliação SOTP [soma das partes] de diferentes segmentos de negócios”, disseram analistas, incluindo Thomas Chong, da corretora Jefferies, em um relatório aos investidores.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist