E você, já apertou sua tecla protagonismo hoje?

Enjoying good working day together. Group of confident business people in smart casual wear sitting at the table and smiling

Protagonismo é hoje uma das mais solicitadas demandas nos nossos treinamentosin company. Das pequenas às grandes empresas, todos querem estimular esta característica, atitude e estilo nas pessoas e em seus profissionais.

O protagonismo, na minha visão, se expressa nas pessoas em suas escolhas de vida. Não existem apenas profissionais que sejam protagonistas – existem pessoas protagonistas, e que, por consequência, atuam de forma protagonista em suas empresas. As pessoas protagonistas são aquelas que assumem em definitivo o leme da sua história. Seus propósitos são claros, ecológicos (estão alinhados entre si, em todas as esferas da vida) e nutrem dentro de si suas paixões e a auto-motivação necessárias para superar os obstáculos naturais da vida.

De tudo o que se vê sobre o tema e mesmo com a experiência que colhemos de todas as turmas, participantes e empresas onde atuamos, é possível elencar cinco pilares básicos que nos permitem atuar de forma protagonista e que podem, sim, ser ensinados, estimulados e desenvolvidos nas pessoas e nas equipes.

Ser protagonista envolve ter atitude. A atitude é o impulso necessário para transformar as ideias em ações concretas. A atitude é aquilo que une a disciplina e visão inspiradora de saber onde se quer chegar até o efetivamente chegar lá. Está intimamente ligada ao agir.

A proatividade define alguém que age antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros, que está sempre atento aos acontecimentos e com olho nas oportunidades. A proatividade também está diretamente ligada à ação.

 Paixão e motivação é o que, internamente, direciona escolhas e move todo ser humano. É o que faz com que acordemos todos os dias em busca de algo que vai dar sentido para tudo o que fazemos.

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”,  frase célebre de Lewis Carroll. O propósito é a mais clara definição de onde se quer chegar e o sentido de realização presente nisso. O propósito nos leva a uma vida além da pura e simples sobrevivência.

Ter a capacidade de se reinventar, diariamente, faz com que sejamos seres adaptáveis e conscientes da realidade. Nem sempre as coisas são como gostaríamos e as mudanças de plano são necessárias. Se adaptar a esta realidade e achar, rapidamente, uma alternativa certamente nos levará mais rapidamente à realização.

Atrelados aos pilares estão algumas atitudes que podem nos aproximar ou nos afastar de uma atuação protagonista em nossas vidas. E sob elas, temos total controle da percepção, definição ou redefinição.

É necessário reclamar menos e realizar mais. O otimismo e bom humor se espalham ao nosso redor como a eletricidade se espalha pelos fios. Por si só criam uma atmosfera onde todos são compelidos a produzir e se envolver.

Seja você mesmo. Parece simples e usual, mas exige uma coragem danada dentro de um mundo de regras, além de autoconhecimento e autenticidade. Nossos propósitos entram aqui em cheio!

Pare de criticar.  Sempre haverá uma outra forma de fazer o mesmo que você faz. Às vezes melhor, às vezes pior, às vezes apenas diferente. A diversidade nos tira da zona de conforto e nos estimula pensar fora da caixa.

Crie, participe. Encontre o sentido do seu grupo existir, da sua equipe, da sua empresa, da sua comunidade, bairro, escola, família. Fazer parte significa participar e contribuir, ampliar os horizontes, aumentar o patamar.

Atuar de forma protagonista é uma escolha diária. E você, já apertou a sua tecla hoje?

Sair da versão mobile