Um apagão de grandes proporções atingiu diversos países europeus, incluindo Espanha, Portugal e partes da França, causando interrupções significativas em serviços essenciais, como transporte público, hospitais, telecomunicações e aeroportos.
A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica disse que estava trabalhando com as empresas de energia para restaurar a energia depois que grande parte da Espanha e de Portugal foi atingida por um apagão nesta segunda-feira.
A E-Redes, uma empresa espanhola de monitoramento da rede elétrica, afirmou em comunicado que estava trabalhando para restabelecer a conexão em fases. “Esse é um problema europeu mais amplo”, acrescentou.
As estações de rádio espanholas informaram que parte do metrô de Madri estava sendo esvaziada. Havia engarrafamentos no centro da cidade de Madri, pois os semáforos pararam de funcionar, segundo a emissora de rádio Cader Ser.
O aeroporto de Madrid-Barajas, um dos principais da Europa, também sofreu interrupções. A ausência de energia elétrica comprometeu o funcionamento de equipamentos essenciais e o processamento de bagagens. Outros aeroportos do país, como os de Barcelona e Málaga, também registraram problemas.
Em Portugal, todo o território continental foi afetado. A polícia portuguesa informou que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto e os trens não estavam funcionando. Hospitais recorreram a geradores para manter a operacionalidade, e o aeroporto de Lisboa operou com restrições antes de encerrar as atividades por volta das 13h.
Segundo a EN, a recuperação total do fornecimento de energia pode levar até uma semana.
Com informações de Agência Brasil
Imagem: Envato