A Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) fechou uma parceria com a Shopee e os Correios para ampliar e promover as vendas brasileiras em países do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Taiwan, Vietnã e Tailândia.
Entre as ações previstas no acordo, está a realização de webinars de sensibilização e treinamento para as empresas sobre marketplaces internacionais, apoio para operação estratégica e adequada na plataforma Shopee, e assistência personalizada dos Correios na logística de envio e distribuição por meio do Exporta Fácil, conjunto de serviços que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples.
“Temos diversos casos de sucesso de vendedores que começaram a empreender com a gente e hoje empregam pessoas, mudaram suas vidas por meio da digitalização do seu negócio. A partir dessa parceria, iremos além, dando a oportunidade para que os empreendedores brasileiros possam expandir seus negócios internacionalmente”, afirma Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee.
Projeto-piloto
As instituições realizarão um projeto-piloto crossborder, envolvendo empresas brasileiras que queiram exportar para Singapura. Inicialmente, serão selecionadas até 10 empresas com potencial exportador e interessadas em atuar nesse mercado para dar início ao processo de exportação já no segundo semestre de 2023.
“A parceria irá abrir novos horizontes às exportações de micro e pequenas empresas ao mercado do sudeste asiático e, por meio dos Correios, podemos dar apoio a esses empresários, facilitando as conexões”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Ao longo do processo, o projeto irá então mapear as principais dificuldades na comercialização de produtos brasileiros na região, bem como identificar as melhores oportunidades de atuação do Brasil em Singapura por meio do e-commerce. A partir disso, será estruturado um projeto de atuação conjunta que possa facilitar o acesso das mercadorias brasileiras naquele país.
“Eu acho muito importante trabalhar uma melhor inserção do Brasil no e-commerce mundial, inclusive no Sudeste Asiático, tendo em vista o potencial de crescimento que esse mercado vem apresentando nos últimos anos. Com essa união de esforços dos Correios, que já é nosso parceiro em outros acordos, e da Shopee, que é a maior empresa de comércio eletrônico naquela região, sem dúvida, damos um grande passo para consolidar nossa presença na Ásia”, afirma o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana.
Imagem: Shutterstock