E-commerce é renda principal para 3 em cada 10 vendedores brasileiros da Shopee

Pesquisa também revelou que a Shopee trouxe mais de 500 mil novos empreendedores que não vendiam online antes no Brasil

A Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, realizou uma pesquisa com lojistas brasileiros para entender o impacto da plataforma em seus negócios. Mais de 50% dos participantes revelaram que a Shopee teve alto ou médio impacto em suas vidas. Além disso, a estimativa é que o marketplace trouxe para o e-commerce mais de 500 mil vendedores que não vendiam online antes.

A atividade no comércio eletrônico foi apontada como a principal fonte de renda de 3 em cada 10 lojistas, sendo a Shopee a principal plataforma na geração de receita de cerca de 35% dos respondentes. Segundo 40% dos entrevistados, a marca é a única plataforma que utilizam, enquanto 25% deles disseram que as vendas na Shopee mais do que dobraram seus lucros.

“Há três anos, abrimos o nosso marketplace para que os empreendedores locais pudessem se conectar com milhões de consumidores e expandir suas lojas para todas as regiões do país. Hoje, já são mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados em nossa plataforma. Essa pesquisa nos mostra que estamos no caminho certo de contribuir para o sucesso desses parceiros e transformar suas vidas por meio da tecnologia”, revelou Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee.

Impacto local

A Shopee também promove novas perspectivas na vida dos empreendedores que possuem lojas na plataforma. Ao serem questionados sobre os principais impactos que vender no marketplace promoveu em suas vidas, os vendedores pontuaram em maioria o aumento da renda familiar, independência financeira e possibilidade de expansão de seus negócios. Além disso, a pesquisa indica que os vendedores Shopee empregam cerca de 600 mil pessoas.

De acordo com as estimativas, mais de 390 mil vendedores puderam começar a economizar e aplicar o dinheiro desde que começaram a vender na Shopee e aproximadamente 190 mil adquiriram bens a partir de suas atividades no comércio eletrônico. A expansão de negócios para outras regiões do país foi o maior impacto para mais de 370 mil lojistas.

O entretenimento e a educação também entram na lista de transformações que o e-commerce promove: 5% dos respondentes passaram mais tempo em atividades de entretenimento, como cinema, teatro e shows, enquanto 5% investiram mais em cursos como graduação e pós-graduação.

Perfil do empreendedor

O levantamento também mapeia o perfil do empreendedor registrado na plataforma. No recorte de gênero, mais de 50% dos lojistas se autodenominam mulheres e cerca de 40% assinalaram a opção homem. Mais de 70% dos vendedores se encontram na faixa etária entre 25 e 45 anos, porém, é possível notar que entre 36 a 45 anos é a média de idade entre os lojistas da plataforma. Além disso, pessoas a partir de 46 anos representam 19% dos respondentes.

A maior concentração de vendedores da Shopee está na região sudeste do País, sendo São Paulo o Estado com maior número, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Outra região que se destaca, com aumento no número de novos lojistas é o Nordeste – em especial os Estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, respectivamente.

“A Shopee tem um compromisso com o empreendedorismo brasileiro. Desde que iniciamos a nossa operação no País, nos comprometemos com o desenvolvimento do comércio eletrônico de norte a sul do Brasil. Temos direcionado nossos esforços para que cada vez mais pessoas possam se beneficiar da economia digital”, finalizou Lima.

Realizado entre os meses de março e abril de 2023, o levantamento analisou 1.460 respostas de empreendedores com produtos ativos em suas lojas.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist