Dia 5 de maio de 2023 se tornou uma data histórica. Nesse dia, por meio do comunicado apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi estabelecido o fim da pandemia, após três anos e três meses desde a adoção da emergência global, em janeiro de 2020.
A pandemia foi encerrada, e com o retorno às atividades presenciais de forma cada vez mais intensa nos últimos dois anos, os brasileiros passaram a buscar experiências presenciais acolhedoras e especiais.
Os recursos estão direcionados para momentos de celebração, como indicou a pesquisa realizada pela Abrasel/Sebrae em 2023, em que 76,6% das pessoas responderam que buscavam um estabelecimento de alimentação fora do lar para um momento de festa ou celebração.
Além disso, no primeiro quadrimestre de 2025, como indica pesquisa Crest, desenvolvida pela Mosaiclab, canais que entregam mais experiência, como hotéis, restaurantes fine dining e casual dining, tiveram um crescimento de tráfego de 59% em hotéis, seguida por 11 e 9%, respectivamente, nos demais canais citados.
Somado ao desejo de apreciar ambientes aconchegantes, como cafeterias, existe um comportamento do jovem da geração Z que, em comparação com gerações anteriores, tem demonstrado uma tendência a consumir menos álcool. Esse fenômeno pode ser explicado por diversos fatores, como a maior conscientização sobre os efeitos negativos do álcool, o aumento da procura por estilos de vida mais saudáveis (como menos madrugadas sem dormir) e a influência das redes sociais.
Esse comportamento dos jovens tem impulsionado um movimento de festas e celebrações em cafeterias, gerando uma transformação no uso desses espaços.
As cafeterias deixam de ser apenas pontos de consumo de café para se tornarem locais de encontros, festas temáticas, festas de aniversário, chás de bebê, noivados, eventos corporativos, lançamentos de produtos, entre outros. Alguns estabelecimentos investem até em decoração, cardápios especiais, menus degustação e ativações para pequenos grupos.
Nos EUA, Europa e Ásia, as cafeterias ocupam são chamadas de “Third Place”, pois, além de casa e trabalho, a cafeteria é um lugar para se reunir, socializar e celebrar pequenas e médias ocasiões. Claro que temos lugares com essa característica no Brasil, mas, é mais do que passar horas trabalhando em uma cafeteria: é realmente se sentir à vontade nesse espaço.
Voltando às festas em cafeterias, em cidades como Londres, Nova York e Seul, existe um aumento de eventos de networking, clubes do livro, noites de jogos e workshops em cafeterias. Porém, o que realmente tem chamado a atenção é o formato fluido e divertido, com DJ´s, música, drinks (sem álcool) que entregam SMOJ (Small Moments of Joy) – pequenos momentos de alegria para essa moçada.
As cafeterias são pequenas, não dá para ficar horas por lá em uma festa; então é realmente algo para fazer a diferença para alegrar o seu dia. Tudo é registrado pelos animados participantes e vai para as mídias sociais, seja no TikTok ou no Instagram, e essa tendência ganha corações e adesões globalmente.
A grande oportunidade está em criar memórias afetivas nesses eventos fidelizando clientes e gerando novas oportunidades de consumo.
Compreender movimentos globais, entender o seu consumidor, sua evolução e desejos são fundamentais para o sucesso do negócio.
Se o cliente só vai ao seu estabelecimento quando quer celebrar, não espere pelo próximo aniversário dele: crie um SMOJ que irá tornar o dia dele único e aumentar a relação de proximidade com o seu negócio.
A grande oportunidade está em criar memórias afetivas nesses eventos, fidelizando clientes e gerando novas oportunidades de consumo. Conte conosco!
Notas:
- De 14 a 20 de maio, estaremos em Chicago, com nossa delegação, na National Restaurant Show 2025, onde participaremos do Brasil, destacando esse tema.
- No dia 26 de maio, faremos o Connection Foodservice Day, com todos os aprendizados vivenciados nesse, que é o maior evento de foodservice das Américas. Ainda dá tempo. Inscreva-se.
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Envato