Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A pandemia dos hiperativos

Fabio Aloi de Fabio Aloi
29 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
tempo

A maior demanda da sociedade atual é o tempo. A carga de informações que recebemos atualmente é desproporcional à capacidade de processamento e armazenamento do nosso cérebro, apesar desse ser uma máquina quase perfeita, mas como toda máquina, sujeita a fadiga se não bem utilizada.

Um consumidor está exposto a mais de 8 mil estímulos diários de compras: TV, internet, outdoors, rádio etc. E é óbvio que esse bombardeio satura qualquer cérebro. E como nossa mente nos protege dessa tempestade de informação? Bloqueando-a. Jogando o que não serve numa espécie de lixeira mental.

O paradoxo interessante é que, ao mesmo tempo que temos excesso de informação, nos distraímos com mais facilidade. As redes sociais ajudaram a nos tornar mais distraídos, com baixa capacidade de memorização. Nada é capaz de segurar nosso foco por mais de alguns segundos. Vivemos uma pandemia de déficit de atenção.

A geração Z, aqueles com até 23 anos, é quase incapaz de absorver uma mensagem com mais de 1 parágrafo e passa o dia ansiosa pelos dois pininhos azuis do WhatsApp, enquanto consome vídeos rasos de não mais de 15 segundos no TikTok. É para esse público que você vai vender seus produtos. É esse público que vai ser seu colaborador.

Será que as técnicas de vendas e de desenvolvimento de pessoas para uma melhor performance de vendas nas empresas de varejo, shoppings, prestadores de serviços estão adaptadas a esse contexto?

Será que estamos, de fato, entendendo que consumidores e colaboradores dividem códigos, valores e anseios semelhantes? Afinal, nossos colaboradores são consumidores de outras marcas, produtos e serviços.

O fato é que não podemos mais dissociar experiência do cliente da experiência do colaborador. O tema deve ser endereçado como um corpo único dentro das empresas.

Não a toa, a pesquisa mais recente da Harvard Business Review mostra que mais de 70% dos colaboradores de todo o mundo não estão engajados com as suas companhias. Se sentem apartados das iniciativas e ações da empresa.

Em um contexto desse não há como se falar em melhorar performance de vendas sem enfrentar os desafios atuais no processo de treinamento, desenvolvimento e engajamento de colaboradores.

Por mais que sua empresa tenha uma excelente estratégia de experiência do cliente, as percepções dos clientes são construídas e reconfiguradas no momento do atendimento, e se os colaboradores não estiverem na mesma sintonia o trabalho é em vão.

Fabio Aloi é sócio-diretor da Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Como a IA e o tratamento de dados podem auxiliar na manutenção de um bom fluxo de caixa

Próxima Postagem

PepsiCo inaugura loja autônoma com produtos do seu portfólio no Parque Villa Lobos

Fabio Aloi

Fabio Aloi

Sócio-diretor da One Friedman. Executivo com mais de 20 anos de carreira atuando nas áreas de Expansão de Negócios, Planejamento e Estratégias de Mercado.

Relacionados Posts

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
PepsiCo

PepsiCo inaugura loja autônoma com produtos do seu portfólio no Parque Villa Lobos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.